Ministro promete construção de novo aeroporto em Balsas
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, gravou um vídeo informando que o Governo Federal está estudando a construção de um novo aeroporto na cidade
Com uma distância de 810 km da capital maranhense, a cidade de Balsas pode ganhar um novo aeroporto. Isso mesmo!
A boa notícia veio através do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que gravou um vídeo informando que o Governo Federal está estudando a construção de um novo aeroporto no município maranhense.
O município se destaca pela agricultura mecanizada e automatizada, além de ser o maior produtor de soja do Maranhão e um dos maiores produtores de grãos da região Matopiba – que compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.
“A gente está vendo a pujança, como Balsas está crescendo e a importância que isso tem para o agronegócio, principalmente para essa região do Matopiba, que é próspera e produtora. A ideia é que a gente inclua no plano aeroviário nacional, para que a gente faça projeto e provavelmente disponibilizar um aeroporto de qualidade”, disse o ministro no vídeo.
A ideia é que a gente inclua no plano aeroviário nacional
Aeroporto de Balsas
O aeroporto de Balsas é um dos aeroportos de maior altitude no Maranhão. A principal companhia aérea que operava no aeroporto de Balsas era a SETE Linhas Aéreas, de Goiás, que operava com aeronaves de pequeno porte. Porém o aeroporto ficou por um tempo interditado, fazendo com que a empresa excluísse a cidade da sua malha aérea. O aeroporto possui uma pista de asfalto com cerca de 1.300 metros de extensão e 30 metros de largura.
Entre os meses de fevereiro e março de 2018, o aeroporto passou por manutenção corretivas e preventivas, envolvendo a recuperação da pista de pouso decolagem, táxi e estacionamento de aeronaves, manutenção das cercas patrimoniais/operacionais e áreas verdes.
O aeroporto não passava por um reparo na pista desde de 1980, e teve a proibição de pousos de aeronaves pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), após relatório de inspeção aeroportuária.
O aeroporto tem capacidade para receber aviões de médio porte como Fokker 100, Embraer 195 e Airbus A320. Atualmente o aeroporto de Balsas é considerado o 2° mais movimentado em aeronaves de pequenos portes (monomotores, bi-motores) do Maranhão. Utilizado por empresários, voos fretados, bancos e aviação agrícola.
Além do aeroporto, o ministro ainda revelou que o Governo Federal deve concretizar a interligação entre a MA-006 e a BR-235. Tarcísio Gomes garantiu que a ponte sobre o Rio Parnaíba, na BR-235 entre Santa Filomena e Alto Parnaíba (Maranhão) está em ritmo acelerado. A obra que antes tinha previsão de entrega apenas para o ano de 2021, deve ser concluída, segundo estimativas, até o fim deste ano. “A gente vai concluir a Ponte Santa Filomena até o fim do ano”, garantiu.
Federalização de via
O ministro Tarcísio Gomes finalizou o vídeo revelando que o governo estuda a federalização de um trecho da MA-006 que fica nas proximidades do Entroncamento com a BR-135. “Aquele trecho, da MA-006 até Balsas, no Entroncamento na BR-135, nós estamos estudando a possibilidade de federalizar, pois cerca de 140 quilômetros e fazer intervenções alí, pois o fluxo de carga está passando forte por ali”, finalizou o ministro.