‘Chaves’ deixa de ser exibida no Brasil após 36 anos
Seriado mexicano de sucesso teve fim de exibição após anos de reprise
A partir do dia 1 de agosto, as emissoras de televisão brasileiras deixaram de exibir os seriados ‘Chaves’, ‘Chespirito’ e ‘Chapolin’. A Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos autorais das produções, emitiu comunicado ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) a fim de informar sobre a suspensão do contrato de exibição por motivos relacionados aos “direitos das histórias”
Os roteiros foram escritos por Roberto Gomes Bolaños, que protagonizou o personagem Chaves. Além do SBT, a emissora Multishow também deixou de exibir o seriado, em virtude do problema que teria sido ocasionado por conflitos de mudanças contratuais entre a rede mexicana Televisa e o Grupo Chespirito, que é responsável por todos os roteiros que foram desenvolvidos por Bolaños (1929-2014).
O fim das exibições do seriado foi um dos assuntos mais comentados no Twitter neste final de semana, onde fãs de diferentes criticaram e lamentaram o ocorrido, destacando os valores dos conteúdos desenvolvidos durante o programa.
A revista Forbes informou que após o falecimento de Bolaños, o seriado ‘Chaves’ rendeu cerca de 1,7 bilhão para a rede Televisa, até o ano de 2014, cujo fato desencadeou a disputa entre os herdeiros sobre os direitos da série e rendimentos.