NOTÍCIA BOA

Europa controladamente começa a abrir lojas e crianças podem brincar nas ruas

O relaxamento das ações de confinamento começou a ser implantado após queda no número de casos em países como Espanha, Itália e França

Na Espanha crianças podem brincar nas ruas e dar pequenos passeios fora de casa (Foto: Josep Lago/AFP)

A semana começou com boas notícias em diversos países da Europa, que registraram números baixos de vítimas fatais do novo coronavírus, desde o início da pandemia. A baixa animadora nos números tem feito com que vários governos começassem a planejar novas medidas, a intenção é flexibilizar o isolamento.

O retorno de alguns serviços na Europa pode estar bem longe do que já foi em um dia normal, mas as pequenas medidas que afrouxam o confinamento, já dão esperança de que tudo pode melhorar um dia. Os moradores estão começando a voltar à vida pública, já que algumas empresas e instituições reabriram.

Itália, Espanha e França registraram no domingo (26) a maior queda no número de mortes em semanas. Os três países representam 35% do total de mortos. Enquanto os italianos tiveram 260 mortes, os franceses registraram 242 e os espanhóis, 288. Na Espanha e na França, não havia um número tão baixo há cinco semanas. Na Itália, foi o menor número em seis semanas.

Somados, os três países têm mais de 72 mil mortes e quase 586 mil casos confirmados, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

Na Itália, país onde pandemia atingiu o pico em meados de março, desde 14 de março, o país vinha registrando mais de 300 mortes por dia, nos dias de pico, o número ultrapassou 1 mil. A região mais afetada é a Lombardia, no Norte, com metade das mortes ocorridas no país (13.325) seguida por Emilia-Romana, com 3.386 mortos e Piemonte, com 2.823.

Com os bons resultados, foi autorizada a abertura aos poucos de lojas que o governo considera oferecer serviços essenciais como: lojas de roupas infantis e lavanderias. A volta desses serviços deve permitir a entrada controlada de clientes e com máscaras.  

“Apesar dos avanços, não saímos da tormenta. Temos de continuar com as medidas de distanciamento social e outras que deram resultados concretos no combate ao vírus.” O governo italiano fala em reabrir aos poucos a economia a partir do dia 4 de maio e deve apresentar um plano esta semana

Na França, o primeiro-ministro Edouard Philippe também apresentará ainda nesta semana a estratégia de suspensão do confinamento que, segundo previsão, deve começar no dia 11 de maio.

No terceiro país mais atingido pela pandemia, a Espanha, no domingo foi registrado o início da   flexibilização do rigoroso confinamento para as crianças. O país tem quase 100 mil curados e a pressão sobre instalações médicas também foi reduzida, agora quem tem até 14 anos pode dar pequenos passeios e brincar fora de casa. Mas só pode fazer isso acompanhado e por no máximo uma hora por dia. Os 47 milhões de habitantes estão em confinamento desde 14 de março. Os maiores de 14 anos podem sair sozinhos, mas com autorização, somente para fazer compras ou passear com os cachorros.

O Ministério da Saúde espanhol informou que esse é o momento para definir novos critérios para restrições de deslocamento, já que as autoridades acreditam que o pico da pandemia já foi superado.

Outros países também tomaram iniciativas cautelosas de diminuir os bloqueios. Na Alemanha o governo agiu rapidamente contra a doença e agora está relaxando as medidas provisoriamente. O governo afirmou que o progresso contínuo exigirá o desenvolvimento de programas sofisticados para o rastreamento de contatos, incluindo a sugestão de que os smartphones sejam usados ​​em um amplo programa para rastrear as interações entre os cidadãos. O bloqueio da Alemanha já havia começado a diminuir em 20 de abril, com a abertura de empresas menores, como concessionárias de carros, lojas de bicicletas e livrarias. O país planeja começar a reabrir escolas em 4 de maio.

Na semana passada, a Dinamarca ganhou as manchetes por dar o passo ousado de reabrir as escolas primárias.

A República Tcheca permitiu que empresas como lojas de bicicletas e lojas de ferragens reabrissem e gradualmente permitirá a reabertura de restaurantes e lojas maiores até 8 de junho, impedindo o ressurgimento dos casos COVID-19.

As ruas de Viena estavam agitadas neste fim de semana com compradores, já que varejistas com menos de 400 metros quadrados foram reabertos na Áustria, que registrou menos de 15.000 casos.

Na Suíça, Croácia e Sérvia, muitas pequenas lojas voltaram aos negócios na segunda-feira, enquanto as crianças na Noruega voltaram à escola primária.

A Nova Zelândia, na Oceania, foi um país que também surpreendeu ao anunciar que vai começar também a relaxar medidas do isolamento. A partir de hoje (28), algumas atividades não essenciais de negócios, saúde e educação poderão retomar. A maioria das pessoas ainda precisará permanecer em casa o tempo todo e evitar todas as interações sociais, como parte das medidas para evitar contaminação.

Porém a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que essas medidas de relaxamento, devem ser feitas com muito cuidado e atenção, para que novos casos não apareçam. Recomenda ainda que o relaxamento deve ser feito de maneira lenta e gradual, e não de uma hora para outra. Também tem reiterado que a melhor medida contra o vírus é o distanciamento social.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias