Base com tropas americanas no Iraque é atacada com foguetes
O ataque ocorre após grupos armados pró-Irã prometerem unir forças para responder ao ataque de um drone americano
Ao menos nove foguetes caíram na noite desta terça-feira, 7, na base aérea de Ain al Assad, no oeste do Iraque, onde estão estacionadas tropas dos Estados Unidos, disse à AFP uma fonte de segurança.
A TV Estatal do Irã informou, apenas, que a Guarda Revolucionária do Irã lançou um ataque de míssil à base militar dos Estados Unidos.
O ataque ocorre após grupos armados pró-Irã prometerem unir forças para responder ao ataque de um drone americano que na sexta-feira, 3, matou o general iraniano Qasem Soleimani e o líder militar iraquiano Abu Mahdi al Muhandis em Bagdá.
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os americanos estão “preparados para qualquer retaliação do Irã” e que o país persa “deve sofrer as consequências” se atacasse os Estados Unidos.
“Nós salvamos muitas vidas”, afirmou o líder da Casa Branca, em referência à operação americana no Iraque que matou o general Qassim Soleimani na semana passada. Em conversa com repórteres na Casa Branca, o republicano também disse que “em algum momento as tropas americanas devem deixar o Iraque, mas não agora”.
Trump afirmou desconhecer uma carta enviada por engano ontem a autoridades iraquianas. O documento dizia que os EUA estavam “reposicionando forças” para sair de solo iraquiano, mas a ação foi negada posteriormente pelo secretário de defesa americano, Mark Esper.