LITERATURA

Editora Rocco lança obra de Clarice Lispector

Lançamento marca o centenário da escritora em 2020. Até dezembro de 2020, virão a público os 18 livros de Clarice.

Reprodução

Biógrafa de Clarice Lispector, a quem se dedica há 30 anos, a professora Teresa Montero recorda a série de telefonemas que recebia da editora Rocco para verificar a autoria de frases atribuídas à escritora na internet. “Me lembro de leitores chegarem para mim falando que nunca tinham lido nada dela, mas adoravam as frases. É uma outra forma de a obra de Clarice circular. Pois espero que uma parte dessas pessoas tenha começado a lê-la por causa das frases”, comenta.

Se a internet transformou Clarice Lispector em fenômeno, sua obra, passados 76 anos da publicação de estreia – o romance Perto do coração selvagem –, continua com igual importância e prestígio entre leitores e academia. A um ano do centenário de nascimento da autora – em 10 de dezembro de 1920, em Chechelnyk, Ucrânia –, a Rocco dá início ao relançamento, com novas edições, de sua obra. Até dezembro de 2020, virão a público os 18 livros de Clarice.

Os três romances iniciais, da década de 1940, publicados antes de ela chegar aos 29 anos – Perto do coração selvagem, O lustre e A cidade sitiada –, já estão nas lojas. A partir do início de 2020, os livros sairão em blocos, sempre por temática (contos, crônica etc.). Em 10 de dezembro de 2020, data do centenário, sairá o último publicado por ela em vida, A hora da estrela.

As novas edições ganharam projeto gráfico do designer Victor Burton. As capas trazem recortes de telas que Clarice pintou – ao todo, 22. Nas orelhas estão as íntegras de cada quadro. Além disso, os livros têm posfácios inéditos assinados por especialistas – Nádia Battella Gotlib, Clarisse Fukelman, Benjamin Moser, Aparecida Maria Nunes, Ricardo Iannace, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Teresa Montero e Arnaldo Franco Junior.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias