TRÊS PARTES

Saúde constrói planejamento integrado

Entre os participantes das oficinas representantes de Comissões Intergestora Regional (CIR), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems/MA) e gestores municipais de saúde.

Reprodução

O Planejamento Regional Integral (PRI) evidencia o conjunto de diretrizes, objetivos, metas, ações e serviços para a garantia do acesso e da resolubilidade da atenção por meio da organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Até 3 de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) finalizará as etapas de oficina do PRI com os gestores das 19 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Maranhão.

Entre os participantes das oficinas iniciadas em 30 de outubro, representantes de Comissões Intergestora Regional (CIR), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems/MA) e gestores municipais de saúde.

O assessor especial da SES e coordenador do PRI para o Maranhão, Allan Rodrigues Patrício, ressalta a organização das redes de atenção à saúde e os mecanismos de governança regional, entre outros componentes. “Com o documento será possível informar o usuário do SUS aonde ele fará uso dos serviços. Dessa maneira, cada uma das regiões poderá funcionar de forma autônoma e o impacto é que o indivíduo não precise se deslocar para outra macrorregião a fim de receber assistência médica”, disse.

Esse processo abrange ações de assistência à saúde, como atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial e atenção ambulatorial especializada e hospitalar; de promoção, de vigilância (sanitária, epidemiológica, da saúde do trabalhador e em saúde ambiental) e de assistência farmacêutica, entre outras.

O secretário municipal de saúde e membro integrante da CIR de Cajari, Diego Jardim Ferreira, observou que é um momento de fortalecimento da oferta de serviços em saúde pública.

“Com essa reunião conseguiremos fortalecer a nossa região, uma vez que temos presentes 10 dos 11 secretários de saúde, todos opinando e participando visando melhoria da oferta serviços”, destacou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias