NO VATICANO

Governador Flávio Dino debate desafios da Região Amazônica

Flávio Dino participa do encontro , com o Papa Francisco,marcado depois de um pedido conjunto dos governadores

Flávio Dino foi eleito como membro da Academia Maranhense de Letras (AML), nessa quinta-feira (21). (Foto: Reprodução).

O governador do Maranhão, Flávio Dino, está no Vaticano, onde participa, nesta segunda-feira (28), da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia. Os governadores dos países amazônicos debaterão sobre o tema “Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”.

O encontro é resultado de uma articulação entre o Consórcio de Governadores da Amazônia brasileira, da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-A) e da Pontifícia Academia das Ciências do Vaticano e acontecerá ao longo de todo o dia 28.

Esta é uma oportunidade para que o chefes dos executivos de todos os estados que compõe a região amazônica (que abrangem alguns estados do Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia) possam apresentar a perspectiva real do que acontece na área e propor, de forma coletiva, alternativas. Como resultado, os governadores apresentarão à Pontifícia Academia das Ciências do Vaticano os compromissos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O tema do evento tem como marco conceitual os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e os resultados do Sínodo sobre a Amazônia. Por isso serão debatidos, com a comunidade internacional, soluções inovadoras e mecanismos de financiamento, com foco nos ODS para 2030. 

O encontro, com a presença do Papa Francisco, foi marcado depois de um pedido conjunto dos governadores de estados brasileiros que formam a chamada Amazônia Legal. A cúpula será realizada um dia após o encerramento do Sínodo, na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano.

CONVIDADOS DO EVENTO

O Sínodo tem receibo ataques sistemáticos do governo Bolsonadro e de fundamentalistas tantp ecangélicos como católicos. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, comandado pelo ministro general Augusto Heleno, estabeleceu uma rede de coleta de informações sobre o Sinodo,.

Os países da Pan Amazônia são Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guianas e Suriname. Nove estados brasileiros integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte de Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Além dos governadores, o evento contará com a participação de um grupo de convidados, incluindo cientistas, representantes da sociedade civil e do poder legislativo e judiciário da região

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias