Deslocamento

Ferrovia vai ligar Porto do Itaqui a Porto de Santos

Concessão da Ferrovia Norte-Sul foi assinada ontem na cidade de Anápolis

Reprodução

Espinha dorsal

O trecho da Ferrovia Norte-Sul, concedido por prazo de 30 anos, tem extensão de 1.537 quilômetros (km), é a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro e vai ampliar a conexão da região central do Brasil ao Porto de Santos (SP) e Porto de Itaqui (MA). 

A concessão será para operar a ferrovia, que está praticamente pronta. A remuneração se dará pelo recebimento das tarifas de transporte, de direito de passagem, de tráfego mútuo e por receitas acessórias. 

O trecho central de 855 km entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO) está concluído. E o trecho sul de 682 km entre Ouro Verde (GO) e Estrela D’oeste (SP) está em execução pela estatal Valec, com 95% das obras executadas. 

A demanda total estimada para a FNS é de 1,7 milhão de toneladas para 2020, chegando a 22,7 milhões de toneladas em 2055. Serão escoadas pela linha férrea carga geral e industrializada oriundas de polos paulistas para centros consumidores como Goiânia, Brasília, Palmas (TO) e Imperatriz (MA). No sentido oposto, será movimentado volume significativo de grãos para exportação pelo Porto de Santos.

A Rumo faz serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem e opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil km de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.

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