MEC abre inscrições para o Sisu; confira todas as vagas no Maranhão
Começam hoje (22) as inscrições em um dos maiores vestibulares do mundo: são 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país; prazo vai até sexta-feira (25), exclusivamente pela internet
Após horas, dias e meses de estudo e de ter conseguido ser classificado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora de finalmente escolher o curso que desejar fazer. Começam nesta terça-feira as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, SiSU, que, nesta edição, ofertará 235.476 vagas, em 129 instituições de ensino superior, em todo o país. Para quem deseja ingressar na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), serão 2.463 vagas, distribuídas entre os campi de Bacabal, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e São Luís.
Até o dia 25 de janeiro, o candidato pode se inscrever pelo site do Sisu, neste link. O resultado dos aprovados sairá no dia 28 de janeiro, e as matrículas serão realizadas entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, no respectivo campus de aprovação. Em São Luís, será realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire.
Saiba como foi seu desempenho
O simulador de notas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ferramenta inédita anunciada neste ano pelo Ministério da Educação, poderá ser utilizado em qualquer computador, em qualquer hora e em qualquer lugar pelos estudantes. O MEC disponibilizou para download o simulador para ajudar ainda mais os estudantes a escolher o curso superior desejado. O objetivo da plataforma é fazer comparativo de informações para aperfeiçoar o desempenho dos alunos.
Válido só para ampla concorrência
O simulador ajuda o estudante a ter uma noção sobre o que ele precisa melhorar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ser selecionado no curso desejado. Com a ferramenta – que será um instrumento de consulta permanente –, à medida que o estudante inserir as notas, poderá verificar onde teria sido aprovado e em quais opções.
O programa foi desenvolvido pela equipe de Business Intelligence (BI) da Secretaria Executiva do MEC e o uso é bem simples. Basta que o estudante acesse a página do SiSU na internet e clique no link “Simule aqui seu desempenho no SiSU”. Depois disso, abrirá outra página onde terá a opção “download”. Com o simulador instalado, o estudante deve inserir suas notas no Enem e poderá filtrar a comparação por região, turno e cursos. A simulação vale apenas para as modalidades de ampla concorrência ou reservas de vagas da Lei nº 12.711/2012.
O simulador faz um comparativo
Na prática, vai funcionar assim: ao entrar no simulador, com a ferramenta já instalada no computador, o estudante coloca suas notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação, de qualquer das edições do Enem que tenha participado. Depois, marca a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, usa os filtros disponíveis. Caso deseje uma simulação mais específica, pode ainda selecionar algumas das modalidades de concorrência, a região e a UF (unidade da federação) de sua preferência, além do curso e turno desejados.
O simulador faz um comparativo com todas as edições passadas do Enem, desdeo ano de 2010 (primeiro semestre), quando o SiSU foi implantado pela primeira vez, até 2018 (segundo semestre), mostrando a menor nota que ingressou em determinada graduação, por universidade e edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
IFMA ofertará 1.930 vagas em 50 cursos
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai ofertar 1.930 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o primeiro e segundo semestres em 2019. A instituição tem 50 cursos em 18 campi em todo o Maranhão. São 25 licenciaturas, 18 bacharelados e 7 cursos superiores de tecnologia. As inscrições serão realizadas pela internet, de 22 a 25 de janeiro, por meio da página eletrônica do Sisu. A seleção será com base nos resultados obtidos pelos (as) candidatos (as) no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018. É possível se inscrever em até duas opções de vaga, em ordem de preferência, sendo necessário, ainda, indicar a modalidade de concorrência.
A oferta é de 1.530 vagas para o primeiro e 400 vagas para o segundo semestre. Há vagas para os campi Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, Timon e Zé Doca.
Entre os cursos, estão Administração, Alimentos, Artes Visuais, Biologia, Agronomia, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Construção de Edifícios, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Física, Gestão de Turismo, Matemática, Química, Processos Gerenciais, Sistemas de Informação e Zootecnia.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro e o período de matrículas será nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 e 4 de fevereiro, de 8h às 12h e das 14h às 17h (horário local) no campus de oferta do curso. Para efetivar a matrícula, o candidato selecionado deverá apresentar toda a documentação exigida no edital, conforme a modalidade de concorrência.
Cartão de inscrição já está disponível
A Universidade Estadual do Maranhão disponibilizou ontem (21) os cartões de inscrição dos candidatos do vestibular Uema EaD 2019. Os inscritos poderão acessar o documento por meio da página oficial do vestibular. O cartão indica o município em que o candidato escolheu fazer a prova, local, curso escolhido e as informações pessoais.
Nesta edição do vestibular EaD Uema, a instituição está ofertando, por meio do UemaNet, 3.325 vagas, disputadas por cerca de 18 mil candidatos em nove cursos. Na área de licenciatura os cursos são filosofia, física, geografia, música e pedagogia. Em bacharelado a oferta é administração pública. E ainda vagas para alimentos, gestão comercial e segurança no trabalho, que são cursos superiores de tecnologia.
Prova será no próximo domingo
As provas serão realizadas no dia 27 de janeiro, próximo domingo, às 13h com encerramento às 18h. A organização do certame orienta os candidatos a chegarem com, no mínimo, uma hora de antecedência. Os portões de acesso serão fechados pontualmente às 13h.
Os inscritos irão responder 44 questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio e prova de produção textual.
A divulgação do resultado do vestibular EaD Uema está prevista para o final de fevereiro.