ORÇAMENTO

Dia das Crianças: dicas para economizar no presente

O orçamento apertado é o principal motivo para 34% dos consumidores segurarem os gastos

Imagem: Pixabay

Com o Dia das Crianças se aproximando, muitos pais ainda estão decidindo o que comprar para seus filhos. O orçamento apertado é o principal motivo para 34% dos consumidores segurarem os gastos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Enquanto 24% desejam economizar, 18% estão desempregados, e 9% têm outras prioridades de aquisição, como carro e casa. Há ainda os que precisam pagar dívidas em atraso (8%).

Se você se encaixa em algum desses casos, confira dicas do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) de como escolher o presente ideal que caiba em seu orçamento.

Planeje-se
Confira como está o orçamento e, em caso de crediário, como o valor parcelado impacta nos próximos meses. Lembre-se que com a proximidade do final do ano há a necessidade de preparar o orçamento para as despesas como: IPTU, IPVA, matrícula escolar, entre outras. Portanto, evite parcelamentos longos ou presentes que possam comprometer a vida financeira.

Tome decisões em família
Converse com todos os membros da família, incluindo as crianças, e alinhem juntos o valor dos presentes. Se a criança pedir algo que não se encaixe neste momento no orçamento, explique que não será possível e optem por algo mais em conta.

Pesquise preços
Evite ir às compras antes de pesquisar preços. Há alguns aplicativos e sites que podem auxiliar neste momento. Você pode verificar quais lojas têm o produto desejado e ainda analisar o histórico de preço dos últimos meses.

Compras na internet
Ao optar pela compra online é importante atentar-se ao prazo de entrega. Por ser uma data de maior movimento do comércio, os prazos podem sofrer alterações, então, não deixe para a última hora. Se possível, antecipe a compra do presente para ter uma “margem de segurança” de entrega, em caso de atraso. Lembre-se de considerar a taxa de envio no valor total do presente.

Custos adicionais
Verifique se o presente escolhido necessita de itens adicionais. A escolha de um videogame, por exemplo, costuma estar associada a outros acessórios como controle extra, jogos e cartões de memória.

Defina o valor 
Antes de ir às compras defina um limite de gastos para cada item, assim você evita fazer compras por impulso e gastar mais do que poderia.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias