Justiça lança campanha para diminuir abstenções na eleição
Por meio de peças publicitárias, a campanha também busca desmitificar ideias sobre o voto nulo e branco
Neste sábado, 1º, é lançada pela Justiça Eleitoral a campanha contra o absenteísmo nas Eleições 2018, que tem como objetivo influenciar os eleitores a votar, frisando que a abstenção do voto – seja nulo, branco ou não indo às urnas – gera impactos no cenário de um país e reforçando a importância dele como ferramenta de aumento de representatividade na política.
A campanha também tem como intuito desfazer mitos sobre o processo eleitoral, como a ideia de que a maioria dos votos em branco anularia a eleição. Na verdade, tanto o voto branco quanto o nulo não são levados em conta para a apuração das eleições. As peças publicitárias também buscam enfatizar que o voto em branco não tem caráter de protesto, e só contribui para que os políticos sejam eleitos com um menor número de votos.
A campanha busca reforçar, por fim, que, embora o ato de votar seja individual, ele provoca o maior impacto na coletividade, sendo considerada a manifestação de maior relevância da democracia.