futebol americano

Hoje é dia de Super Bowl!

New England Patriots e Atlanta Falcons disputam o título da NFL hoje, a partir das 20h30, em um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo. Lady Gaga faz o show do intervalo

Reprodução

Um dos eventos esportivos mais esperados do mundo ocorre hoje, às 20h30, em Houston, nos Estados Unidos. New England Patriots e Atlanta Falcons entram em campo para disputar o Super Bowl LI e decidir quem fica com o título da NFL.
O Patriots, que conta com o quarterback Tom Brady, também conhecido por ser casado com a modelo brasileira Gisele Bundchen, busca o seu quinto título no futebol americano. Além disso, o time é o recordista de participações na decisão com nove aparições.
Todas as quatro vitórias ocorreram de 2001 para cá, sob comando de Brady e do técnico Bill Belichick, considerado uma lenda do esporte. Com isso, o time da região de Boston é considerado o grande favorito para ficar novamente com o troféu, que é chamado de Vince Lombardi, em homenagem ao primeiro técnico campeão com o Green Bay Packers.
Por outro lado, o Falcons chega apenas pela segunda vez ao Super Bowl. A única aparição ocorreu em 1998 e acabou com derrota para o Denver Broncos, que é o atual campeão da NFL.
Apesar da pouca credencial histórica, o time de Atlanta chega ao jogo decisivo como o melhor ataque da temporada com média de 33,8 pontos marcados por partida. Para completar o jogo de xadrez entre as duas equipes, o Patriots tem a melhor defesa da temporada, com média de 15,6 pontos sofridos.
Apesar de ser menos conhecido, o quarterback do Falcons, Matt Ryan, tem tudo para ser coroado como o melhor jogador da temporada, completando uma ótima campanha.

Audiência

Em 2015, a edição 49 do Super Bowl registrou a maior audiência de um evento esportivo nos Estados Unidos com mais de 114 milhões de pessoas assistindo ao jogo. No ano passado, ao comemorar 50 anos, este número caiu para pouco mais de 111 milhões no país.
Além disso, a partida foi televisionada para 230 países, número superior a final da Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil. A expectativa é que este número se repita nesta edição.
Apesar da pequena queda, no Brasil, o efeito foi contrário. Em estudo realizado pelo Ibope Repucom, cerca de 15 milhões de brasileiros que utilizam a internet tem interesse por jogos de futebol americano registrando um crescimento de 18% em relação ao ano passado.
Outro fator que diferencia o Super Bowl são os comerciais. Muitas marcas guardam os seus principais lançamentos promocionais para a data do jogo e para esta edição, um comercial de 30 segundos tem um custo de U$ 5 milhões. Um dos fatores apontados para o alto valor é o fato de que 95% das pessoas não mudam de canal durante os comerciais, esperando para conhecer as novidades.

O jogo

Uma partida de futebol americano tem a duração de 60 minutos divididos em quatro quartos de 15 minutos. Os dois times são formados por 11 jogadores, mas normalmente são divididos em times de defesa, ataque e especiais, chegando a utilizar 35 atletas por partida.
Em partidas da temporada regular, após o final do tempo normal há uma prorrogação, que se acabar empatada, o resultado do jogo é um empate. Nos playoffs, o jogo continua sendo disputado até uma equipe vencer.
O campo de jogo é retângulo e mede 120 jardas de comprimento, além de 53,3 jardas de largura. A linha do gol é localizada a 10 jardas da linha de fundo. O campo geralmente é pintado com linhas paralelas sinalizando cada 10 jardas para ajudar a colocação da bola e a atuação dos árbitros.
Existem cinco tipos de pontuações: touchdown, field goal, safety, extra point e conversão de dois pontos. No touchdown, o time soma seis pontos ao conseguir chegar com a bola até o extremo do campo adversário. Após a conclusão desta jogada, a equipe pode fazer uma escolha de tentar uma conversão de dois pontos ou chutar o extra point (chute valendo um ponto).
O field goal vale três pontos e consiste em um jogador chutar a bola de uma posição e ela passar pelo espaço do gol em forma de ‘Y’ localizado no fim do campo. Uma das pontuações mais complicadas é o safety, que ocorre quando um jogador adversário é derrubado em sua própria linha de fundo e vale dois pontos para o time que derrubou.

Show do intervalo

Além da partida em si, um dos momentos mais esperados do Super Bowl é o show do intervalo. Ao contrário do nosso futebol, onde os torcedores apenas aproveitam o momento para ir ao banheiro ou comprar alguma comida na final da NFL há realmente um show.
A grande atração desta edição é a Lady Gaga. Considerada um dos nomes mais conhecidos da música pop, a cantora juntamente com a organização deve preparar várias novidades e uma das mais especuladas é a possibilidade dela cantar algumas músicas em cima do teto do NRG Stadium.
Desde sua primeira edição em 1967, o Super Bowl sempre teve um pequeno show durante o intervalo, mas sempre com pequenas bandas marciais e passou mesmo a se tornar um grande evento musical na década de 90, principalmente após a lendária apresentação de Michael Jackson em 1993.
O show de 2004, também realizado em Houston, foi um dos mais marcante dos últimos anos com a celebre apresentação de Janet Jackson com participação de Justin Timberlake e que terminou com a exposição do seio da cantora em rede nacional.

A Competição

A NFL é composta por 32 equipes que são divididas em duas conferências: Americana e Nacional. Cada time disputa 16 jogos na temporada regular sendo oito em casa e oito fora de casa entre os meses de setembro e janeiro.
As equipes são chamadas de franquia e possuem cotas da Liga, por isso não há rebaixamento e todos os anos a competição tem o mesmo formato e os mesmos participantes. As exceções ocorrem quando a NFL decide aumentar o número de time.
Para manter o equilíbrio, os times de piores campanhas ficam com as melhores posições do Draft, evento em que são selecionados os melhores jogadores universitários que decidem se profissionalizar na NFL.
Após estes jogos, os seis melhores de cada conferência vão para os playoffs, sendo que os dois primeiros de cada lado descansam na primeira rodada. Os times se enfrentam em jogo único disputado na casa da equipe com melhor campanha.
Com isso, avançam quatro times para as decisões de conferência, onde os vencedores são os que irão disputar o Super Bowl. Nesta temporada, o Patriots venceu o Pittsburgh Steelers na decisão da Conferência Americana (AFC), enquanto o Atlanta Falcons venceu o Green Bay Packers na Conferência Nacional (NFC).

Estádio

Conforme tradição, a final da NFL é realizada em jogo único e em campo neutro.
Na verdade, as cidades se candidatam para sediar o evento, mais ou menos como ocorre nas sedes da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. E uma comissão decide qual o melhor local para realizar o Super Bowl, havendo um pequeno revezamento entre os estados.
Esta será a terceira vez que a cidade de Houston, no estado do Texas, recebe o jogo. Na primeira vez, em 1974, o evento foi realizado no Rice Stadium e terminou com a vitória do Miami Dolphins contra o Minnesota Vikings. A segunda foi em 2004, já no NRG Stadium, quando o próprio Patriots venceu o Carolina Panthers e conquistou o seu segundo título.
O estádio foi inaugurado em 2002 e tem capacidade para 71 mil pessoas. Sua construção teve o custo de U$ 352 milhões, e é considerado barato em comparação ao construído em Dallas no mesmo período, que custou U$ 1,45 bilhão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias