LUTO

Missa solene marca despedida de Dom Paulo Evaristo Arns

Uma celebração solene, na Catedral Metropolitana da Sé, no centro da capital paulista, hoje à tarde, marca a despedida de Dom Paulo Evaristo Arns, depois de aproximadamente 44 horas de velório

Dom Paulo Evaristo Arns (Divulgação)

Uma celebração solene, na Catedral Metropolitana da Sé, no centro da capital paulista, hoje à tarde, marca a despedida de Dom Paulo Evaristo Arns, depois de aproximadamente 44 horas de velório. O caixão do cardeal foi lacrado às 14h30, quando foi encerrada a visitação pública ao corpo.

A missa de exéquias – honras fúnebres – tem duas horas de duração e é presidida pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, com a participação de cardeais, bispos, dezenas de padres, diáconos, e religiosos. A catedral, que tem capacidade para 2.300 pessoas está lotada. Uma grande faixa da Pastoral do Povo de Rua foi estendida em meio aos populares que assistem a celebração.

Estre os presentes, estão o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, o prefeito da capital, Fernando Haddad, e outras autoridades.

Após a cerimônia, o corpo de Dom Arns será sepultado na cripta da catedral, localizada embaixo do altar principal da igreja. O sepultamento será restrito a familiares, arcebispos, cardeais e autoridades. Para que o público acompanhe, foram instalados tevês dentro da igreja e dois telões na escadaria que fica de frente para a Praça da Sé.

Na cripta já estão sepultados 11 bispos, dois arcebispos, o cacique Tibiriçá, o Regente padre Feijó e o padre Bartholomeu de Gusmão. Após o sepultamento, a cripta será aberta para o público.

Dom Paulo morreu aos 95 anos, após permanecer internado no Hospital Santa Catarina, com quadro de broncopneumonia. Ele completou 71 de sacerdócio e 76 de vida franciscana e era cardeal desde 1973. Além disso, foi arcebispo metropolitano de São Paulo entre 1970 e 1998.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias