A delegação maranhense, composta por 91 pessoas, dentre alunos-atletas, professores e equipe técnica-pedagógica da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), embarcou, nesta segunda-feira, rumo às disputas das modalidades individuais, masculino e feminino, da etapa infantil dos Jogos Escolares da Juventude 2016, que serão realizados no período de 19 a 24 de setembro, na cidade de João Pessoa/PB. O Governo do Maranhão ofereceu a todos os integrantes da delegação o kit atleta (camisa, squeeze e agasalho) e passagens aéreas.
Os Jogos Escolares da Juventude 2016 é o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes.
Pela primeira vez nos Jogos Escolares da Juventude, Abraão Nogueira, atleta de judô, do Colégio Militar Tiradentes, do município de Bacabal, está ansioso para o início das competições. “É uma honra muito grande representar minha escola e meu estado. Estou ansioso para chegar meu dia de disputa. Treinei bastante e pretendo alcançar um bom resultado para o estado do Maranhão”, enfatizou, durante embarque.
Nesta etapa serão disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Além das competições, os jovens atletas têm à sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o País aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
“Sinto-me realizada em participar deste evento. Mais uma vez o Governo nos dá a oportunidade de mostrar o esporte maranhense e o nosso potencial em uma competição nacional”, destacou emocionada Maisa Carvalho, atleta da modalidade judô, do Colégio Dom Bosco, do município de Imperatriz. A judoca, que participa pela segunda vez dos Jogos Escolares da Juventude, busca o ouro em sua categoria.