Os servidores participaram ontem de um momento solene para enaltecer as conquistas desse importante hospital
Por: O Imparcial
O Hospital Presidente Vargas (HPV), gerenciado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas como a tuberculose e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da AIDS. Neste mês de agosto, o hospital, inaugurado em 1943, completou 73 anos.
Os profissionais que trabalham no hospital, gestores da SES e convidados de movimentos sociais, participaram, na segunda-feira (22), de um momento solene no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho para enaltecer as conquistas desse importante equipamento de saúde, que em 2015 chegou a atender 189.559 pacientes de todo o Estado. O momento fez parte da programação de aniversário que será desenvolvida ao longo da semana na unidade.
Na ocasião, a médica e presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Ianik Leal, representou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Lula. Ela ressaltou o caráter humanizado dos tratamentos atualmente realizados no hospital, além do investimento de cerca de R$ 3 milhões para a reforma da unidade e melhoria de sua infraestrutura. “A condição de alguns diagnósticos está envolvida em alguns preconceitos e os pacientes do Hospital Presidente Vargas, por muitos anos, passaram por preconceitos. Porém é interessante o trabalho que hoje é desenvolvido no hospital, pois existe uma preocupação com o resgate da dignidade desses pacientes em vida social”, frisou Ianik.
Na cerimônia, foi anunciado que as adequações no hospital serão iniciadas no mês de setembro. “O Governo e a Emserh estão preocupados com a recuperação da estrutura do Presidente Vargas. Essa reforma é o que pacientes e colaboradores precisam, tanto para terem uma melhor condição de trabalho quanto para oferecer condições ainda melhores de assistência aos pacientes. Essa reestruturação era um sonho antigo e vai se tornar real nesta gestão”, considerou a presidente.
Durante a programação, foram homenageados profissionais que ajudaram a construir a história da unidade, como o médico José Henrique da Silva, a médica Zilma Lima Silveira, a enfermeira Maria Luiza Bandeira, a psicóloga Dorian Soeiro (in memoriam) e o médico Gedesy Fontes de Medeiros (in memoriam).
Segundo a diretora geral do hospital, Leyna Lima, o momento é importante, pois ao longo dos 73 anos o HPV alcançou grandes conquistas a serem comemoradas, principalmente no perfil assistencial, quando deixou as antigas características de sanatório e passou a ser uma referência de diagnóstico e tratamento da tuberculose e do HIV.
“Nós podemos comemorar as conquistas que, sobretudo, são dos pacientes. Esperamos que com a nossa equipe multiprofissional e multidisciplinar, possamos fortalecer cada vez mais a assistência de forma acolhedora e humanizada. Nesta programação, pensamos em envolver os pacientes e colaboradores nas comemorações durante as atividades que serão desenvolvidas dentro do hospital”, completou a diretora.
Servidores do HPV, gestores da SES e convidados na solenidade de abertura das comemorações de aniversário do hospital
Diretora do HPV, Leyna Lima, na abertura da programação de aniversário de 73 anos do HGV
Assistência
Além de oferecer tratamento à pessoa com doença infectocontagiosa, o Hospital disponibiliza atendimentos ambulatoriais e internação para tratamento de pacientes com doenças tropicais, como leishmaniose, malária e doença de Chagas.
A maior demanda da unidade é por tratamento do HIV/AIDS, que mensalmente apresenta 50 novos casos confirmados somente no hospital. Por isso, a unidade recebeu reforço do quadro médico para atendimento desses pacientes, e disponibiliza 10 especialistas para diagnosticar e tratar a doença.
Dentro do planejamento da reestruturação, estão previstas as reformas do ambulatório de tuberculose, da UTI 2 e da sala de pequenas cirurgias, além da ampliação de leitos para internação de pacientes com HIV/AIDS e a instalação da Assistência Domiciliar Terapêutica.
Programação
24/08 – 9h e 14h – Circuito palestra para colaboradores no auditório.
14h – Passeio fotográfico “Vargas: antes e hoje retratado em ambientes” (narradores convidados).
25/08 – 15h – Gincana com profissionais.
26/08 – 7h30 – Peça teatral: “Branca de Neve na luta contra Tuberculose” no ambulatório.
14h – Humor itinerante no administrativo, ambulatório e enfermarias.