SAÚDE
Hospital Presidente Vargas comemora 73 anos
Os servidores participaram ontem de um momento solene para enaltecer as conquistas desse importante hospital
O Hospital Presidente Vargas (HPV), gerenciado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas como a tuberculose e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da AIDS. Neste mês de agosto, o hospital, inaugurado em 1943, completou 73 anos.
Os profissionais que trabalham no hospital, gestores da SES e convidados de movimentos sociais, participaram, na segunda-feira (22), de um momento solene no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho para enaltecer as conquistas desse importante equipamento de saúde, que em 2015 chegou a atender 189.559 pacientes de todo o Estado. O momento fez parte da programação de aniversário que será desenvolvida ao longo da semana na unidade.
Na ocasião, a médica e presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Ianik Leal, representou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Lula. Ela ressaltou o caráter humanizado dos tratamentos atualmente realizados no hospital, além do investimento de cerca de R$ 3 milhões para a reforma da unidade e melhoria de sua infraestrutura. “A condição de alguns diagnósticos está envolvida em alguns preconceitos e os pacientes do Hospital Presidente Vargas, por muitos anos, passaram por preconceitos. Porém é interessante o trabalho que hoje é desenvolvido no hospital, pois existe uma preocupação com o resgate da dignidade desses pacientes em vida social”, frisou Ianik.
Na cerimônia, foi anunciado que as adequações no hospital serão iniciadas no mês de setembro. “O Governo e a Emserh estão preocupados com a recuperação da estrutura do Presidente Vargas. Essa reforma é o que pacientes e colaboradores precisam, tanto para terem uma melhor condição de trabalho quanto para oferecer condições ainda melhores de assistência aos pacientes. Essa reestruturação era um sonho antigo e vai se tornar real nesta gestão”, considerou a presidente.
Durante a programação, foram homenageados profissionais que ajudaram a construir a história da unidade, como o médico José Henrique da Silva, a médica Zilma Lima Silveira, a enfermeira Maria Luiza Bandeira, a psicóloga Dorian Soeiro (in memoriam) e o médico Gedesy Fontes de Medeiros (in memoriam).
Segundo a diretora geral do hospital, Leyna Lima, o momento é importante, pois ao longo dos 73 anos o HPV alcançou grandes conquistas a serem comemoradas, principalmente no perfil assistencial, quando deixou as antigas características de sanatório e passou a ser uma referência de diagnóstico e tratamento da tuberculose e do HIV.
“Nós podemos comemorar as conquistas que, sobretudo, são dos pacientes. Esperamos que com a nossa equipe multiprofissional e multidisciplinar, possamos fortalecer cada vez mais a assistência de forma acolhedora e humanizada. Nesta programação, pensamos em envolver os pacientes e colaboradores nas comemorações durante as atividades que serão desenvolvidas dentro do hospital”, completou a diretora.
Assistência
Além de oferecer tratamento à pessoa com doença infectocontagiosa, o Hospital disponibiliza atendimentos ambulatoriais e internação para tratamento de pacientes com doenças tropicais, como leishmaniose, malária e doença de Chagas.
A maior demanda da unidade é por tratamento do HIV/AIDS, que mensalmente apresenta 50 novos casos confirmados somente no hospital. Por isso, a unidade recebeu reforço do quadro médico para atendimento desses pacientes, e disponibiliza 10 especialistas para diagnosticar e tratar a doença.
Dentro do planejamento da reestruturação, estão previstas as reformas do ambulatório de tuberculose, da UTI 2 e da sala de pequenas cirurgias, além da ampliação de leitos para internação de pacientes com HIV/AIDS e a instalação da Assistência Domiciliar Terapêutica.
Programação
24/08 – 9h e 14h – Circuito palestra para colaboradores no auditório.
14h – Passeio fotográfico “Vargas: antes e hoje retratado em ambientes” (narradores convidados).
25/08 – 15h – Gincana com profissionais.
26/08 – 7h30 – Peça teatral: “Branca de Neve na luta contra Tuberculose” no ambulatório.
14h – Humor itinerante no administrativo, ambulatório e enfermarias.
VER COMENTÁRIOS