Harvard

Cinco dicas de professores para ajudar seus filhos a gostar de Matemática

Educadores orientam como os pais podem ajudar as crianças a ver os números de forma mais divertida e lúdica

Estudar matemática não pode ser sinônimo de sofrimento para o seu filho. Para os professores da Universidade de Harvard, Robert e Ellen Kaplan, o segredo está na forma de ensinar e encarar a disciplina. A abordagem desenvolvida pelos professores foi trazida para o Brasil pelo Instituto TIM e vai beneficiar, até o final do ano, mais de 60 mil alunos de 18 cidades brasileiras. Os professores estiveram no Brasil para capacitar educadores e professores da rede municipal de ensino e selecionaram cinco dicas para que mães e pais ajudem suas crianças a melhorar o desempenho na disciplina. Eles orientam como os pais podem ajudar as crianças a ver os números de forma mais divertida e lúdica.
1. Ensine seu filho a dizer “eu não entendi”.
Normalmente, quando a criança não entende a resolução de um problema, ela pensa: “Meus Deus, eu não sei isso! Vão achar que sou burro”. Mas saber dizer “eu não entendi” é extremamente importante. Os professores gostam de explicar as coisas, mas muitas vezes as crianças não têm essa percepção. Incentive seu filho a dizer de forma educada ao seu professor que não entendeu determinado conteúdo.
2. Ajude seu filho encarar a matemática como uma brincadeira.
Matemática é tão legal quanto artes. É preciso que seu filho pense dessa forma e tenha prazer na aprendizagem. Ajude-o a curtir a matemática, aproveitando seus colegas e até brincando mais.
3. Incentive seu filho a descobrir sozinho as respostas.
É preciso entender que a matemática faz sentido, que as partes se encaixam. Há sentido em tudo, a matemática sempre te diz alguma coisa. A disciplina tem ideias e significados, não é apenas uma coisa automática. Quando a criança descobrir que consegue chegar a esse sentido sozinha, vai enxergar a matemática como uma coisa maravilhosa!
4. Olhe ao redor e instigue seu filho a fazer o mesmo.
Apenas olhe ao redor. “Olhar” é algo que parece fácil, mas não é. É uma das coisas mais difíceis de aprendermos a fazer porque já temos preconceitos, preconcepções das coisas. Quando se olha de uma forma nova e diferente ao redor, como se fosse a primeira vez, podemos ter um insight, que nos leva a outros insights. Portanto, incentive seu filho a olhar para as coisas de uma forma totalmente diferente e você verá o resultado.
5. Encoraje seu filho a querer sempre fazer melhor.
A questão é não se satisfazer com o que você fez. Sinta orgulho do que você realizou, mas perceba, no outro dia, que você pode fazer mais, pode ser melhor. É como cozinhar. Você sabe como se cozinha, mas se pensar “eu posso fazer melhor!”, vai preparar pratos ainda mais deliciosos. E é maravilhoso quando isso acontece. Por isso, incentive o seu filho a pensar dessa forma.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias