PREMIAÇÃO

Pesquisa elege aeroporto de Curitiba o melhor do país

Foram ouvidos 52 mil usuários de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos brasileiros ao longo de 2015

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), foi eleito o melhor do Brasil, vencendo a segunda edição do Prêmio Aeroportos + Brasil, concedido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), da Presidência da República.

Foram ouvidos 52 mil usuários de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos brasileiros ao longo de 2015. Em 2014, o prêmio foi concedido ao Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, no Recife.

Ao todo, 11 categorias compõem a premiação referente a 2015. Além de vencer o prêmio Aeroporto + Brasil, que é o principal, o aeroporto de Curitiba foi o mais bem avaliado em três outras categorias: Restituição de Bagagem + Eficiente; Aeroporto + Cordial; e Raio-X + Eficiente.

Dois terminais venceram em duas categorias. O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em Nastal, venceu a de Check-in + Eficiente, e de Aeroporto + confortável; enquanto o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ganhou nas categorias Aeroporto com + Facilidades ao Passageiro e Aeroporto + Limpo. A categoria Serviço Público + Eficiente foi vencida pelo Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília.

Segundo o ministro da SAC, Guilherme Ramalho, a qualidade dos serviços prestados pelos aeroportos tem aumentado sensivelmente nos últimos anos. No entanto, disse ele, alguns serviços continuam sendo bastante criticados pelos passageiros. “Em quase todos aeroportos, o ponto mais crítico foram os altos valores cobrados para alimentação e estacionamento. Apesar de todos já terem wifi, esse tipo de serviço também foi mal avaliado no que se refere à velocidade e disponibilidade”, disse o ministro à Agência Brasil.

Este ano, a SAC dedicou duas premiações às companhias aéreas. A Azul Linhas Aéreas venceu na categoria Empresa Aérea com Check-in + Rápido, por registrar o menor tempo médio de espera nos balcões; e a Gol Linhas Aéreas ganhou na de Restituição de Bagagem + Eficiente, por registrar o menor tempo entre a chegada da aeronave e a entrega da última bagagem na esteira.

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