TRAGÉDIA EM MARIANA

Fundo de R$ 20 bilhões irá recuperar cidades destruídas por barragem

Acordo entre governo, moradores e Samarco para reparos nas cidades atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, deve ser assinado em breve

Em 5 de novembro, o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração da empresa Samarco criou uma grande onda de lama e deixou um rastro de destruição e mortos no município de Mariana (MG) - Foto: Reprodução

A constituição de um fundo com repasses da Samarco e suas controladoras Vale e BHP faz parte de um documento, prestes a ser concluído, resultado do acordo coletivo entre governo, moradores e a empresa para reparos e reconstrução das cidades e regiões atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, em 5 de novembro do ano passado. A expectativa é de que o fundo movimente R$ 20 bilhões em 10 anos.

O acordo propõe 39 programas socioambientais e ações socioeconômicas para a reparação e a reconstrução das áreas afetadas, incluindo uma ação para assegurar a participação popular. Segundo o documento, as famílias atingidas vão ser envolvidas em todo o processo, tendo, inclusive, participação nas decisões que serão tomadas pela fundação que vai gerir as ações restauradoras. Essa fundação também será responsável pela gestão administrativa do fundo.

Dentre os programas socioeconômicos previstos estão a proteção e a recuperação da qualidade de vida dos povos indígenas, a assistência aos animais, a reconstrução de comunidades, a preservação da memória histórica, cultural e artística, a retomada das atividades agropecuárias e a diversificação da economia regional com incentivo à indústria.

Já os programas socioambientais incluem o manejo de rejeitos, implantação de sistemas de contenção, recuperação de áreas de preservação permanente e controle de processos erosivos, conservação da biodiversidade, coleta e tratamento de esgoto, melhoria no sistema de abastecimento de água e fomento à implantação do cadastro ambiental rural, dentre outras medidas. O documento está em fase final de elaboração.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias