NEGLIGÊNCIA

Violência contra crianças lidera denúncias na Secretaria de Direitos Humanos

De janeiro a dezembro do ano passado, o Disque 100 da Presidência recebeu 80,4 mil ligações informando violações contra pessoas com menos de 18 anos

A violência contra crianças e adolescentes liderou, em 2015, o número de denúncias recebidas por meio do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, da Presidência da República. De janeiro a dezembro do ano passado, o canal recebeu 80,4 mil ligações informando violações contra pessoas com menos de 18 anos.

Negligência é o tipo de violação que mais se destaca e a que mais preocupa as equipes, uma vez que ela vem acompanhada de outras violências. “A negligência vem sempre acompanhada de violência física e psicológica”, afirma a secretária da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, Irina Bacci.

Ao todo, o Disque 100 recebeu 137,5 mil denúncias. Em segundo lugar, aparecem as denúncias de violações contra pessoas idosas, com 32, 2 mil. Em terceiro lugar, aparece a violência contra pessoas com deficiência, com 9,6 mil ligações.

Em ambos os públicos, verifica-se o crescimento do abuso econômico e financeiro, ou seja, quando cuidadores se apossam do benefício ou da aposentadoria dessas pessoas. “Observando o perfil das vítimas, as mulheres idosas e deficientes são as que mais relatam os casos de violência”, explica Irina.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias