CONSUMIDOR

Teste com máquinas de lavar mostra que nem todas deixam a roupa limpa

A avaliação incluiu itens como a eficiência de lavagem, consumo de água e energia e o desempenho de secagem

Na avaliação de 12 máquinas de lavar, sete com abertura superior e cinco com abertura frontal, a PROTESTE Associação de Consumidores constatou que ainda estão longe do ideal. Nem todas cumprem bem a principal função: a de deixar a roupa limpa. Seis modelos com abertura superior foram considerados ruins no desempenho total. As com abertura frontal mostraram ser mais eficientes, tanto para lavar quanto para centrifugar.
O ciclo lava e seca dos aparelhos que têm essa função deixou a desejar. Já o consumo de energia dessas máquinas tem pequeno impacto no bolso, desde que utilizada água fria.
Os seis aparelhos com abertura superior apontados como ruins no desempenho total foram: Consul CWE 08AB, Electrolux LTD 09, Brastemp BWG11AB, Colormaq LCA11 Branca, Consul CWK11AB e Brastemp BWL09. E o Electrolux LTD11, foi classificado como regular. Já entre os com abertura frontal, quatro receberam conceito aceitável e um se sobressaiu, o Samsung WF106U4SAWQ.
Na lavagem, as máquinas com abertura frontal se saíram melhor em relação às com abertura superior. Das sete com abertura superior, cinco decepcionaram nesse critério, pois não lavam a roupa tão bem quanto deveriam. São elas: Electrolux LTD09, Colormarq, Brastemp BWL09 e ambos os modelos Consul. Já entre os produtos com abertura frontal, os das marcas Samsung e LG provaram cumprir bem essa função. As demais máquinas de lavar testadas foram apontadas como aceitáveis.
Na centrifugação, quatro das com abertura superior – Electrolux LTD11, Brastemp BWG11AB, Brastemp BWL09 e Colormarq – desapontaram. Ou seja, mesmo após a centrifugação, as roupas, quando retiradas desses aparelhos, ainda estavam muito molhadas quando compradas com os outros produtos. Os modelos Samsung Seine WD106UHSAWQ, Electrolux LSI09 e LG, todos com abertura frontal, se destacaram, apresentando resultados que variaram entre bom e muito bom. Entre as com abertura superior, Electrolux LTD09 e Consul CWK11AB também foram bem avaliadas.
Quanto ao tempo total de lavagem, é preciso esperar certo tempo até que todo o processo (lavagem em água fria e centrifugação) seja concluído. O modelo LG, que gastou mais tempo, 107 minutos, foi considerado aceitável, assim como as outras lavadoras que passaram pela avaliação. As mais rápidas foram Brastemp BWL09, com 70 minutos, Electrolux LTD09, com 76 minutos e Electrolux LTD11, com 77 minutos.
Quanto a secagem, entre os quatro aparelhos que têm essa função, nenhum deixou a roupa completamente seca. A lavadora LG se saiu melhor em comparação às demais. A Electrolux LSI09 e a Brastemp BNS10 foram consideradas aceitáveis, enquanto a Samsung Seine WD106UHSAWQ recebeu conceito ruim. As máquinas avaliadas não são capazes de secar mais de seis quilos de roupa. Mas, na maioria delas, é possível lavar pouco mais de 10 quilos.
Isso significa que, ao lavar o máximo de roupa permitido, será necessário retirar algumas peças do aparelho e utilizar a função secagem duas vezes – o que representa maior gasto de tempo do usuário e mais consumo de água e de energia elétrica.
Na avaliação do tempo total, para finalizar o ciclo completo (lavar, centrifugar e secar a roupa), a Samsung Seine WD106UHSAWQ leva 4h13 e a Electrolux LSI09, 4h15, o que foi considerado um período razoável de tempo. A Brastemp BNS10 e a LG são mais demoradas. A primeira precisa de 5h37 para concluir o processo e a segunda, 5h42. O ciclo lava e seca exige maior gasto de energia elétrica e também de água, uma vez que é necessário vapor d’água para secar as peças.
Ao utilizar o modelo que gasta mais energia, o Samsung WF106U4SAWQ, durante 30 dias, considerando um ciclo diário – lavagem e centrifugação de cinco quilos de roupa – a conta de luz virá apenas R$ 3,96 mais cara.
Mas a situação muda se for um aparelho que também seque e essa função seja usada constantemente. Lavar e secar cinco quilos de roupas diariamente, durante 30 dias, no modelo LG, que consome mais energia, representa um gasto de R$ 71 no fim do mês.
Quando o assunto é consumo de água, só a Consul CWK11AB decepcionou, sendo a que gasta mais. As outras tiveram resultado aceitável. As bem avaliadas foram os modelos Samsung e Colormarq.
A avaliação total incluiu a eficiência de lavagem, a eficácia de centrifugação, o consumo de água e energia, o ruído emitido pelos aparelhos, a qualidade dos manuais de instrução e o desempenho de secagem (para os produtos que têm essa função).
Os modelos testados foram: Samsung WF106U4SAWQ, Electrolux LTD11, as duas mais bem classificadas; Consul CWE 08AB, Electrolux LTD 09, Brastemp BWG11AB, Colormaq LCA11 Branca, Consul CWK11AB, Brastemp BWL09, Samsung Seine WD106UHSAWQ, Brastemp BNS10, Electrolux LSI09 e LG WD 1412RT. O resultado completo está na revista ProTeste nº 153 de dezembro, distribuída exclusivamente aos 280 mil associados à entidade. E também no site: www.proteste.org.br.
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias