Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press.
Bombeiros reviram os destroços na procura de vítimas em Mariana
Duas pessoas que estavam desaparecidas após o rompimento das barragens do fundão e Santerém, em Bento Rodrigues, foram encontradas. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Mariana, no balanço com os nomes das pessoas que continuam sendo procuradas, nesta segunda.
Segundo a administração municipal, os nomes de Arnaldo Zifirino, de 40 anos, e Joaquim Zifirino, de 70, constavam na lista relacionada por moradores que foram atingidos. Os dois homens procurados estavam hospedados em um hotel na cidade.
A relação de desaparecidos conta agora com 26 nomes. São 13 trabalhadores da Mineradora Samarco e 13 pessoas que tiveram os nomes citados por familiares.
Expediente e doações
A Prefeitura de Mariana também informou que o expediente, nesta segunda-feira, será normal nas repartições públicas municipais, no horário de 8h às 17h.
Também a partir desta segunda-feira o recebimento de donativos será concentrado no Centro de Convenções de Mariana, na Avenida Getúlio Vargas, s/n, no Centro. As doações podem ser feitas das 9h às 18h.
Resgate
Nesse domingo, um homem foi levado para Mariana, na Região Central do estado, após ser resgatado de helicóptero, na comunidade de Campina, localidade que está ilhada. Ele desceu da aeronave em um campo de futebol e foi levado direto para receber atendimento médico numa ambulância do Corpo de Bombeiros.
Mais cedo, o governador Fernando Pimentel havia afirmado que o acesso a comunidades isoladas estava sendo restabelecido. A Defesa Civil garantiu que os moradores dessas localidades estavam fora de risco.
Prefeito passa mal
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, passou mal na manhã desse domingo na Arena Mariana, onde estão concentrados os trabalhos de atendimento aos desabrigados e parentes das vítimas do rompimento de duas barragens da Samarco, quinta-feira, em Bento Rodrigues.
A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou que Duarte Júnior teve alterações cardíacas. Ele sentiu dores na barriga e nas costas e passou por uma primeira avaliação na policlínica, em frente à Arena Mariana. Logo depois, o prefeito foi encaminhado ao Hospital Monsenhor Horta, onde recebe atendimento.
Boletim médico sobre o estado de saúde do prefeito, divulgado ontem:
“O prefeito Duarte Júnior deu entrada no Hospital Monsenhor Horta, em Mariana (MG), por volta das 9h30 desse domingo, dia 08, após constatada alteração no exame de eletrocardiograma nos primeiros atendimentos feitos na Policlínica Municipal. O prefeito foi atendido pelo médico plantonista Dr. Rodrigo Miranda e encaminhado ao hospital para realização de novos exames. O estado de saúde do paciente é estável e, neste momento, o prefeito está em observação médica.”