Uma densa nuvem de fumaça, proveniente dos incêndios florestais na Indonésia, está causando os piores níveis de poluição registrados na última década no Sul da Tailândia, gerando atrasos em voos para áreas turísticas, informaram hoje as autoridades.
Há quase dois meses, milhares de incêndios causados por queimadas na Indonésia levam nuvens de fumaça para os países vizinhos, onde aumentaram as doenças respiratórias, escolas fecharam e voos foram cancelados.
A Tailândia é habitualmente poupada dos efeitos dos incêndios da Indonésia, um problema anual que afeta mais fortemente a Malásia e Cingapura.
No entanto, nas últimas semanas ,o vento levou a fumaça para a Tailândia, causando dificuldades à indústria do turismo, central na economia do país.
As autoridades tailandesas informaram que a qualidade do ar caiu para níveis insalubres em sete províncias do Sul, com os piores efeitos em Songkhla, para onde alguns voos foram atrasados ou cancelados.
“É considerada uma crise, a pior em dez anos”, disse à agência France Press Halem Jemarican, chefe do Departamento Ambiental da província de Songkhla.