TURQUIA

Merkel chega à Turquia para tentar frear a onda de refugiados

Depois disso, Merkel encontrará o presidente islâmico-conservador, Recep Tayyip Erdogan, e voltará à Alemanha à noite

Angela Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel chegou neste domingo à Turquia, onde negociará um plano para frear a chegada em massa de imigrantes à Europa, no dia seguinte ao ataque contra uma candidata a prefeita muito envolvida na ajuda aos refugiados.

A dirigente alemã se reunirá primeiro com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, em um antigo palácio otomano transformado em hotel de luxo nas margens do Bósforo. Uma coletiva de imprensa está prevista para acontecer após o encontro.
Depois disso, Merkel encontrará o presidente islâmico-conservador, Recep Tayyip Erdogan, e voltará à Alemanha à noite.
O principal tema na agenda é o “plano de ação” anunciado na quinta-feira pela União Europeia para conter os imigrantes na Turquia, sobretudo os sírios que fogem da guerra.
No entanto, a Turquia, que já acolhe mais de dois milhões de refugiados, classificou o plano de simples “projeto” com um orçamento “inaceitável”, e prevê que seu país precisa de pelo menos 3 bilhões de euros para o primeiro ano.
A UE quer que a Turquia acolha mais refugiados e fortaleça a vigilância de suas fronteiras em troca de uma ajuda financeira, a retomada das discussões sobre sua candidatura ao ingresso na União Europeia e um acesso mais fácil ao vistos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias