O presidente cubano Raúl Castro vai participar pela primeira vez da Assembleia Geral das Nações Unidas no final de setembro, para discursar no mesmo dia em que o americano Barack Obama, porém não está confirmado nenhum encontro bilateral, informou o chanceler cubano Bruno Rodríguez.
“O presidente de Cuba, Raúl Castro, participará dos eventos das Nações Unidas convocados para os próximos dias”, indicou em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira.
Rodríguez confirmou que Raúl Castro comparecerá este ano pela primeira vez na ONU, onde está previsto que discurse na Assembleia Geral no dia 28 de setembro, no mesmo dia de Obama.
Também estará presente na Assembleia Geral, no dia 25 de setembro, para escutar o discurso do papa Francisco.
Além disso, Raúl Castro assistirá à Cúpula do Desenvolvimento pós-2015, na qual também irá discursar no dia 26 de setembro.
“Evidentemente (Obama e Castro) se encontrarão em vários eventos, segundo a agenda que foi divulgada (…), suponho que vão interagir entre si, porém não está confirmada nenhuma reunião entre eles”, disse Rodríguez.
Os presidentes tiveram um encontro histórico em abril, na Cúpula das Américas mo Panamá, quatro meses depois de surpreenderem o mundo ao anunciar suas intenções de reatar relações diplomáticas deixar para trás meio século de inimizade entre seus países.
Washington e Havana restabeleceram relações no dia 20 de julho e funcionários norte-americanos não descartam uma possível visita de Obama a Cuba em 2016.