Sem dúvida, Nikola Tesla é uma das mentes mais brilhantes da humanidade. Porém, seu nome é muito menos conhecido que outros grandes nomes da ciência como Albert Einstein, Isaac Newton, ou Louis Pasteur por exemplo.
Poucos conhecem este gênio da ciência. Porém, sem ele, talvez a maioria das nossas inovações tecnológicas não teria existido. Tesla é considerado hoje o cientista mais injustiçado da história. De fato, esse gênio da ciência é criador de diversas invenções que permitirem que nosso mundo se tornasse real. Contudo, a maioria dessas invenções não são creditadas ao seu nome.
Quem inventou o rádio? É Guglielmo Marconi ou Nikola Tesla? quem fez a revolução elétrica no mundo? É Thomas Edison ou Nikola Tesla. Na realidade, a resposta certa é o Nikola Tesla. Porém, poucos sabem disto. Suas contribuições para o avanço da humanidade envolverem diversas áreas do conhecimento como o desenvolvimento do rádio (transmissão sem fios em 1894), robó- tica, computação, controle remoto, radar, balística, física nuclear, física teórica, etc.
Nikola Tesla é autor de mais de 300 patentes sobre os novos métodos da conversão da energia. Ele é detentor de vários doutorados e falava fluentemente seis idiomas. Ele usava luzes fluorescentes em seu laboratório 40 anos antes que estes saíssem para o mercado. Ele descobriu os raios-X um ano antes que W. K. Roentgen o fizesse na Alemanha e construiu o amplificador a válvula antes de Lee de Forest. Tesla demonstrou os princípios usados nos fornos de micro-ondas e radares décadas antes que eles se integrassem a nossa sociedade.
Porém, sua maior criação é o motor elétrico de corrente alternada que conhecemos hoje, além de impulsionar a utilização de corrente alternada na rede elétrica em lugar da corrente contínua defendida por Thomas Edison.
Nikola Tesla nasceu em 10 de julho de 1856, em Smijlan, Lika, na Croácia. Ele estudou na Realschule, Karlstadt em 1873, o Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga onde ficou fascinado com a eletricidade. Em 1881, ele iniciou sua carreira como engenheiro elétrico em uma companhia telefônica em Budapeste. Em seguida, ele aceitou o convite de Thomas Edison e se mudou para Nova York concretizando assim um sonho de infância de morar nos Estados Unidos para aproveitar o poder das cachoeiras de Niagara (Niagara Falls). E depois ele montou seu próprio laboratório de pesquisa.
Ele tinha uma memória extraordinário ao ponto de quase não anotar nada, e era reconhecido por dormir muito pouco, amar pombos, morar em hotéis de luxo, e ser um ambientalista convicto.
O Tesla é hoje a unidade medida do campo magnético e o reconhecimento às contribuições de Tesla no mundo da ciência e da inovação veio tardio. Vários estados dos estados unidos incluindo o estado de Nova York proclamaram 10 de julho (dia de seu aniversário) como o dia de Tesla.
É indiscutível que Nikola Tesla foi um dos gênios mais brilhantes de toda história da humanidade e que sua contribuição para o avanço tecnológico da sociedade foi extraordinária. A edição especial da revista Life Magazine colocou Tesla entre as 100 pessoas mais importantes dos últimos 1.000 anos.
Nikola Tesla é sem dúvida um dos grandes homens da humanidade e está coluna é uma simples homenagem a este cientista injustiçado e a todos os cientistas do Maranhão e do mundo e a todas as mentes que fazem este mundo avançar com muito sacrifício e dedicação porém nem sempre com o devido reconhecimento.