A Casa Branca pediu nesta terça-feira à Coreia do Norte que evite “provocações irresponsáveis” depois que Pyongyang voltou a colocar em funcionamento um reator considerado sua principal fonte de plutônio de qualidade militar. “A Coreia do Norte deveria abster-se de provocações irresponsáveis, que não fazem mais do que agravar as tensões regionais”, declarou John Earnst, porta-voz da presidência americana.
A Coreia do Norte confirmou nesta terça-feira que reativou o reator nuclear de Yongbyon, considerado a principal fonte de plutônio de uso militar do país, um novo indício inquietante sobre suas intenções nucleares.
A confirmação do diretor do Instituto de Energia Atômica da Coreia do Norte (AEI) foi anunciada pouco depois das declarações do diretor da Agência Espacial Norte-Coreana sobre o lançamento em breve de um satélite, o que provocou especulações sobre o lançamento de um foguete de longo alcance.
As duas declarações pretendem elevar a tensão e incluir a Coreia do Norte na agenda da reunião entre Estados Unidos e China prevista para o fim de setembro, segundo os analistas.
O complexo inclui um reator de cinco megawatts capaz de produzir quase seis quilos de plutônio por ano, uma quantidade suficiente para uma bomba nuclear.
O reator de Yonbyon foi fechado em 2007 como parte de um acordo internacional de desarmamento em troca de ajuda, mas a Coreia do Norte iniciou obras de reforma após o último teste nuclear em 2013.