A menos de cinco meses do início das primárias presidenciais americanas, a democrata Hillary Clinton continua caindo nas pesquisas de opinião, enquanto o magnata Donald Trump consolidou-se na preferência dos republicanos, segundo pesquisas divulgadas nesta quinta-feira.
O milionário homem de negócios e magnata do setor imobiliário não para de bater recordes e aparece com 32% das intenções de voto em uma nova pesquisa da emissora CNN. Seu avanço é muito superior à margem de erro da pesquisa (+/- 4,5 pontos). É o primeiro republicano a superar a barreira dos 30% na disputa eleitoral.
Trump ganhou 8 pontos na pesquisa desde agosto e praticamente triplicou o apoio obtido desde que lançou sua campanha, em junho.
Sua preferência é irrefutável diante dos outros 16 candidatos declarados. Ele é seguido de outro “outsider” do sistema político, o neurocirurgião aposentado Ben Carson, que, com sua amabilidade e fé religiosa vem seduzindo cada vez mais eleitores conservadores, aumentando 10 pontos para 19%.
Vários senadores, governadores, antigos legisladores e conhecidos republicanos estão muito atrás, principalmente o ex-governador da Flórida (sudeste) Jeb Bush, irmão e filho dos ex-presidentes Bush, terceiro colocado com 9% – quatro pontos a menos com relação a agosto.
No Partido Democrata, a Universidade Quinnipiac indicou que a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, caiu de 41% a 40% nas pesquisas de potenciais participantes do caucus no rural Iowa (centro), um estado vital nas eleições nacionais porque acolhe a primeira votação para indicar o candidato que disputará a Casa Branca em 2016.
Clinton (67 anos) teve a segunda queda em um mês na corrida, que revela vantagem do senador independente por Vermont Bernie Sanders (74) em um estado chave. O “socialista democrata” tem 41% das intenções de voto em Iowa contra 40% da ex-chefe da diplomacia americana (margem de erro +/- 3,4 pontos). Em julho, Clinton tinha 52% neste estado contra 33% de Sanders.
“É o candidato da esquerda democrata contra os líderes do partido e sua candidata, Hillary Clinton”, avaliou Peter Brown, do instituto de pesquisas Quinnipiac.
No mês passado, no estado de New Hampshire (nordeste), 44% disseram preferir Sanders como candidato democrata em 2016 contra 37% de Clinton.