Los Angeles, Estados Unidos – A cidade californiana de Huntington Park deu um passo decisivo em seu apoio às pessoas sem documentos, ao incluir dois imigrantes ilegais em sua equipe de governo, noticiou a imprensa local nesta terça-feira (4/8).
Julián Zataraín, um universitário de 21 anos, passou a integrar, na noite de segunda-feira, da comissão de parques e jardins desta localidade de 60.000 habitantes, situada no condado de Los Angeles, enquanto Francisco Medina, de 29 anos, integrou-se à equipe de saúde e educação.
Apesar de as leis americanas impedirem que as pessoas sem documentos se apresentem a cargos públicos, Huntington Park considera que seu status legal não deve ser um freio para melhorar o funcionamento do governo local.
“Nossa população inclui pessoas com e sem documentos e eu quero que todo mundo possa participar”, disse a prefeita Karina Macías ao jornal Los Angeles Times.
“Se vamos falar de transparência, de ser abertos e ter uma comunidade inclusiva, o diálogo também tem que incluir os imigrantes ilegais”, acrescentou.
A nomeação de Zataraín e Medina ocorre em meio à polêmica suscitada pelo empresário multimilionário Donald Trump, que em atos de campanha para conseguir a indicação republicana à Casa Branca, defende expulsar do país todos os imigrantes ilegais latino-americanos.