FMI pede mais reformas no sistema regulatório financeiro dos EUA
“Nós reconhecemos que muito foi feito e obtido. Ao mesmo tempo, advertimos que a agenda de reformas ainda não está completa”, afirmou a chefe de avaliação do FMI sobre setor financeiro
Por: O Imparcial
O Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliou, em relatório divulgado na terça-feira, que o Federal Reserve, o banco central norte-americano, e outras agências conseguiram fazer progressos desde a crise financeira de 2008. O FMI questionou, porém, se as reformas foram o suficiente para evitar uma eventual futura catástrofe.
As autoridades norte-americanas lutam para coordenar o monitoramento do setor financeiro, o que poderia impedir sua capacidade de lidar com riscos de fora dos bancos tradicionais, disse o FMI no relatório. As conclusões são as mais recentes de uma série de trabalhos publicados pelo FMI neste ano avaliando o sistema regulatório financeiro dos EUA.
“Nós reconhecemos que muito foi feito e obtido. Ao mesmo tempo, advertimos que a agenda de reformas ainda não está completa”, afirmou Aditya Narain, chefe da avaliação do FMI sobre o setor financeiro, em entrevista.
O relatório aponta que o sistema regulatório dos EUA é fragmentado, algo que os próprios reguladores do país admitem. Mas também mostra que poderia haver um esforço maior para melhorar a coordenação.