O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamad Javad Zarif, lamentou nesta sexta-feira os comentários atribuídos ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry, sobre um eventual “uso da força militar” contra o Irã caso o acordo sobre o programa nuclear assinado em 14 de julho não seja cumprido.
“Lamentavelmente, o secretário de Estado se valeu mais uma vez do já manjado argumento sobre ‘a capacidade dos Estados Unidos de usar a força militar'”, escreveu Zarif em comunicado divulgado nesta sexta-feira à imprensa.
Zarif ressaltou “a inutilidade de tais ameaças vazias contra a nação iraniana”, e lembrou que o próprio Kerry “e outros responsáveis norte-americanos admitiram em várias ocasiões que estas ameaças não têm efeito sobre o povo iraniano e poderão voltar-se contra quem as profere”.
“Como consequência, seria preferível que os norte-americanos abandonassem seus velho costumes e deixassem de lado mais uma vez seu tom ameaçador e as sanções contra nosso povo”, afirmou Teerã.
Várias autoridades norte-americanas disseram que caso o Irã não respeite o acordo sobre seu programa nuclear, não descartam fazer uso da força.