Os primeiros ataques aéreos turcos, no Norte da Síria, mataram nove pessoas da organização jihadista Estado Islâmico (EI), comunicou hoje o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSHD).
O diretor do OSHD, Rami Abdel Rahman, confirmou à agência France Presse, que “os aviões de guerra turcos realizaram três ataques aéreos, a nordeste da cidade de Alepo, provocando nove mortes e 12 feridos”, que foram transportados para um hospital da cidade.
Segundo o Observatório, a investida aérea, a oeste de Jarablus, perto da fronteira turca, teve como alvo posições dos membros do EI. O lançamento de mísseis, pelos caças F-16, foram as primeiras ações da aviação turca contra a posição dos extremistas na Síria.
O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que os ataques comandados pela Turquia, foram em resposta ao ataque de quinta-feira (23), do EI ao Exército turco, que resultou em uma morte e dois feridos. Ele ressaltou que os ataques turcos têm cumprido o seu objetivo, e vão continuar.
A Turquia fez ontem (23) uma grande operação de desmantelamento de redes terroristas em todo o país, resultando na prisão de 251 suspeitos, segundo comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro turco.