VISIBILIDADE
Turismo brasileiro na vitrine da Expo Milão
Apex e Ministério do Turismo traçam estratégia para divulgar o Brasil numa das maiores feiras multisetoriais do mundo
Por 184 dias lideranças empresariais, artistas, expoentes da tecnologia da informação e grandes nomes do agronegócio do mundo todo estarão reunidos em uma das cidades mais populosas da Europa, considerada uma das grandes capitais da moda. É a Expo Milão, que começou no dia 1º de maio e vai até 31 de outubro. O evento foi o tema de uma audiência entre o ministro Henrique Alves e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), David Baroni Neto, nesta terça-feira (12) em Brasília (DF). A Agência e o Ministério do Turismo querem aproveitar a oportunidade para atrair turistas e investidores para o Brasil.
“Estamos à disposição para trabalharmos juntos e promover o turismo como um item da nossa pauta de exportações”, afirmou Baroni. Atualmente, o turismo nacional está em sexto lugar na pauta de exportações, à frente de produtos como carne, aviões e carros. “Temos total interesse em divulgar o turismo brasileiro nos principais mercados do mundo, como a União Europeia”, comentou o ministro Henrique Alves.
O tema da Expo Milão deste ano é “Alimentando o Planeta, Energia para a vida”. O Brasil investiu R$ 534 milhões na montagem de um pavilhão de 4 mil metros quadrados intitulado “Alimentando o Mundo com Soluções”. A ideia é mostrar a capacidade brasileira, como um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, para ampliar a produção com tecnologias inovadoras e de forma saudável e sustentável, com qualidade capaz de atender às demandas mundiais. Baroni aproveitou a audiência para convidar Henrique Alves a visitar a Expo Milão. O ministro do Turismo confirmou a participação na feira no início do segundo semestre.
Os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento têm trabalhado de forma conjunta para associar os produtos agrícolas comercializados mundialmente com os destinos turísticos onde eles são produzidos. A ideia é criar nos consumidores dos produtos exportados curiosidade de conhecer os locais de onde eles saem, numa estratégia de divulgação integrada.
Expo Mundial
A Expo Milão faz parte de uma série de feiras conhecidas como Expo Mundial, que começaram em 1851, em Londres. A ideia é promover o intercâmbio de experiências, estilos de vida, troca de tecnologia e informações que catalizem o processo de criatividade e inovação das nações. Atualmente, ela é realizada de cinco em cinco anos. A edição atual reúne 144 países.
VER COMENTÁRIOS