Um potente tornado semeou o caos nesta segunda-feira em Ciudad Acuña, uma localidade mexicana fronteiriça com os Estados Unidos, provocando a morte de ao menos 11 pessoas e a destruição de carros e casas, onde a busca por possíveis vítimas prossegue.
“Lamentavelmente 11 pessoas perderam a vida”, relatou em sua conta no Twitter Lenin Pérez, prefeito de Ciudad Acuña (nordeste), uma localidade de 136.000 habitantes que foi surpreendida nesta segunda-feira antes do amanhecer por este fenômeno, que chegou em meio a uma tempestade.
“Temos centenas de casas praticamente inutilizáveis”, disse o prefeito à rede de televisão Milenio ao afirmar que caminhões de transporte industrial caíram sobre as residências.
Equipes do corpo de bombeiros e da defesa civil se mobilizaram na zona do desastre para buscar entre os escombros pessoas que possam estar presas, disse o funcionário, esclarecendo que os socorristas “retiraram a maioria das pessoas, mas continuamos procurando-as”.
O governador de Coahuila, Rubén Moreira, se deslocou para Ciudad Acuña, vizinha da americana Del Riío (Texas), e disse que fará uma coletiva de imprensa durante a tarde.
O prefeito, que pediu água, comida enlatada e roupas para os afetados, explicou que a maioria dos mortos são pessoas que estavam nas ruas quando o tornado, que durou alguns segundos, atingiu o local.
As autoridades habilitaram refúgios temporários para as pessoas que tiveram suas casas afetadas pelo fenômeno, informou o presidente Enrique Peña Nieto em sua conta no Twitter.
O tornado foi registrado enquanto ocorriam fortes chuvas na cidade e em várias regiões próximas, com a presença de granizo.O governo do estado de Coahuila, onde se localiza Ciudad Acuña, disse em um comunicado que o tornado, que afetou cerca de 300 casas, não era aguardado.
Ventos de 250 km/h
O Serviço Meteorológico Nacional publicou nesta segunda-feira às 06h00 (08h00 de Brasília), quase ao mesmo tempo em que ocorriam as chuvas, um relatório em que alertava que “as zonas de tempestades envolvem relâmpagos, fortes rajadas de vento, possível queda de granizo e provável formação de vórtices” em Coahuila.
A escala deste tornado não foi definida pelo sistema meteorológico mas, de acordo com um diagnóstico do analista Abimael Salas, os ventos deste ciclone podem ter alcançado 250 km por hora.