BOGOTÁ

Román Ruiz, membro do alto escalão das Farc, morre em combate na Colômbia

Segundo comunicado do comando geral das Forças Militares, Ruiz estava há quatro décadas nas fileiras das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia

Román Ruiz, chefe do bloco norte-ocidental das Farc, encarregado das finanças e membro do estado-maior central da guerrilha comunista, foi morto em combate no noroeste da Colômbia, informaram nesta terça-feira (26/5) autoridades militares.
“No desenvolvimento de uma operação conjunta e coordenada pelas Forças Militares e a Polícia Nacional (…) em 25 de maio no setor do Rio Chimirindó, município de Riosucio, no departamento [n.r: estado] de Chocó, (…) morreu em combate Alfredo Alarcón Machado, aliás Román Ruiz, líder máximo do bloco norte-ocidental das Farc e integrante do estado-maior central”, informou, em coletiva de imprensa, o major-general Leonardo Pinto.
Segundo comunicado do comando geral das Forças Militares, Ruiz estava há quatro décadas nas fileiras das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e este ano foi nomeado integrante do estado-maior do grupo rebelde, uma instância abaixo do secretariado que o dirige.
Leia mais notícias em Mundo
“Contra Román Ruiz pesavam várias ordens de captura pelos crimes de terrorismo, rebelião, homicídio, sequestro e extorsão”, disse Pinto, comandante da VII Divisão do Exército, em declarações em Medellín.
A Ruiz são atribuídos vários atentados no departamento (estado) de Antioquia, assim como a morte de pelo menos 35 militares em diferentes ataques, um massacre de dez camponeses no departamento de Córdoba e a instalação maciça de minas antipessoais, entre outras ações nos últimos 20 anos, enumerou Pinto.
Ruiz foi morto em uma operação no remoto e selvagem departamento de Chocó contra as Farc, a principal e mais antiga guerrilha do país com a qual o governo celebra diálogos de paz sem um cessar-fogo bilateral desde novembro de 2012.
“É um golpe muito duro para as Farc”, disse à AFP Ariel Ávila, pesquisador da Fundação Paz e Reconciliação, especializada no acompanhamento do conflito armado na Colômbia há mais de cinco décadas.
Ruiz era uma pessoa importante para as Farc porque gerenciava as finanças do bloco norte-ocidental, fundamental do ponto de vista econômico para a guerrilha, explicou o especialista.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias