O período de chuvas exige cuidados com a pele e os pelos dos pets
Os pelos acabam demorando mais tempo para secar, criando um cenário perfeito para ácaros.
O período de chuvas ajuda a dar uma refrescada, mas pode transmitir diversas doenças para os pets. Enquanto alguns animais têm medo da chuva – especialmente por causa dos trovões –, outros adoram brincar na água. Aí é que está o perigo.
As dermatites também aparecem rapidamente nessa época. Isso acontece porque os pets se molham e os pelos acabam demorando mais tempo para secar, criando um cenário perfeito para ácaros, fungos e bactérias.
Segundo explica a médica veterinária, Rayule Cristina, especialista em dermatologia, “durante o período de chuvas temos um aumento da umidade do ar que faz com que partículas de ácaros fiquem em suspensão e podem provocar alergias em animais domésticos”, diz
“Além das dermatopatias, tem dermatites causadas por fungos e bactérias, isso pode acontecer quando o animal pega chuva e não higieniza ou seca o pelo de forma adequada e o pelo úmido é propício para a formação de fungos e bactérias”, afirma.
Foi o que aconteceu com o Pisco, um dos Huskys siberianos do servidor público, Márcio Pantoja. O tutor conta que percebeu uma queda de pelo excessiva e uma ferida na pele do animal.
“Vi que o pelo dele estava caindo mais que o normal e notei uma ferida na pele, perto do rabo, levei ao veterinário e foi diagnosticado como uma dermatite, provavelmente por que ele pegou chuva e não secou o pelo, Hoje tomo mais cuidado, sempre que chove eles ficam dentro de casa e se eles se molham eu faço questão de secar o pelo para que isso não aconteça de novo”, afirma.
Orientações
A veterinária Rayule Cristina orienta o que pode ser feito para evitar essas dermatites. “Um dos cuidados essenciais que precisamos ter com os pets é com relação a escovação”, diz.
Segundo ele, se você tem uma animal de pelo longo, como Shih-tzu, maltes ou mesmo de pelo duplo, no caso dos spitz alemão e do chow chow, é preciso redobrar o cuidado com a escovação, pois nesse período os animais tendem a passar mais tempo nas caminhas, o que favorece a formação de problemas de pele.
Lembrando também que a hidratação e a rotina de banhos precisa ser mantida para que a pele se mantenha saudável e tenha menos risco de infecções por fungos ou bactérias.
“Se o animal pegar chuva, é importante ter em casa um banho a seco, uma loção que vai te ajudar a tirar o cheiro de animal molhado e vai fazer uma higiene adequada”, avalia.
E se mesmo com todos os cuidados o seu animal tiver algum problema de pele, procure um médico veterinário o mais rápido possível.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641