FICA A DICA

Aprenda a fazer cronograma capilar em casa

Se você quer aproveitar a quarentena para salvar seu cabelo, essa é a dica ideal

Você já deve ter ouvido por aí que conforme você vai usando sempre um mesmo produto no cabelo os fios acabam se “acostumando” e o cosmético para de fazer efeito. A verdade é que o cabelo não se acostuma com produto algum. O que acontece é que, conforme você supre uma carência, como hidratação ou brilho, outras necessidades surgem, e o cabelo pode pedir por mais nutrição ou reparação, por exemplo. Nesses casos, o que pode ajudar muito é o cronograma capilar.

O cronograma capilar consiste em, como o nome sugere, um cronograma para o seu cabelo baseado nas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Desta forma, todas as necessidades dos fios serão atendidas.

A técnica funciona mais ou menos assim:

Atenção! É recomendado um intervalo de no mínimo 48h entre cada etapa do cronograma.

Como saber o que o meu cabelo precisa?

Pegue um fio de cabelo do topo de sua cabeça, pois são os que mais sensibilizados. Enrole as pontas do fio em seus dedos indicadores de cada mão, como se fosse um fio dental, e puxe de leve até arrebentar. Existem pelo menos 4 opções prováveis do que irá acontecer com esse fio:

  1. Você mal puxa o cabelo e ele se quebra. Seu cabelo está extremamente seco e precisa de muita hidratação;
  2. Você puxa e o fio estica, sem voltar ao estado normal, igual a um chiclete, e se arrebenta. Seu fio precisa de reconstrução, pois perdeu proteínas;
  3. Você puxa o fio, ele está endurecido porém sem elasticidade e acaba quebrando. Este fio precisa de muita hidratação e nutrição, menos a reconstrução;
  4. Você puxa o fio, ele tem elasticidade, porém quando ele volta a sua forma original e resiste à quebra, só forçando muito a puxada para ele se romper. Parabéns! Seu cabelo está saudável.

Agora que você já sabe qual cronograma é o ideal pro seu cabelo, veja a diferença entre as etapas e como identificar a máscara certa:

Próxima »1 / 4
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias