MARANHÃO

Com 60% da capacidade, Carolina retoma turismo e atrai turistas do Maranhão e de estados vizinhos

O Imparcial preparou um roteiro imperdível para quem quer conhecer o coração da Chapada das Mesas; saiba como chegar e o que fazer em Carolina!

REPRODUÇÃO

Acostumada a receber cada vez mais turistas especialmente nos fins de semana e feriados, de repente, a pacata cidade de Carolina, que também integra o Parque Nacional da Chapada das Mesas, no sudoeste do Maranhão, se viu sem a tradicional badalação dos amantes de aventura em meio às belezas naturais.

A pandemia do novo coronavírus fechou os atrativos turísticos do Estado por quatro meses, mas efetivamente em agosto, o turismo maranhense voltou à ativa obedecendo a rigorosos protocolos sanitários, em Carolina não foi diferente.

Leia também:

Atins: saiba como chegar e onde se hospedar no charmoso vilarejo dos Lençóis Maranhenses

“Os atores do turismo têm trabalhado nessa retomada, um exemplo foi a participação do trade na construção dos protocolos sanitários. Hoje temos portarias e programas que balizam as atividades, como o Selo do Turismo Responsável e principalmente as portarias do Governo do Estado, como a de nº 34 e 46 que preveem protocolos gerais e específicos para cada setor. O turismo já tem sofrido muito com a Covid-19, não podemos correr o risco de termos que parar novamente, por isso a gente está em constante vigília e policiamento”, disse Beto Kelnner, superintendente de turismo da Chapada das Mesas.

Os atrativos turísticos de Carolina estão funcionando com 60% da capacidade de público, mas ainda estão proibidas excursões de grupos de turistas que viajam de ônibus ou vans. A liberação trouxe um fôlego para a economia do município e para uma parcela considerável dos seus 23 mil habitantes que também vivem do turismo. O último feriadão, 7 de setembro, serviu de termômetro para o ‘novo normal’ do setor.

“Antes do final do mês de agosto já estávamos com os agendamentos completos e isso refere diretamente no setor de alimentos, bebidas, nos meios de hospedagem, além das agências e guias de turismo”, informou Beto kelner.

Carolina é o principal ponto de apoio para os visitantes da Chapada das Mesas, um dos maiores pólos de ecoturismo do país com quase 100 cachoeiras e mais de 400 nascentes. Mas pela distância entre os pontos turísticos, muitos visitantes fazem os roteiros com auxílio de agências para melhor aproveitar o tempo e evitar imprevistos.

Onde fica e como chegar a Carolina

O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica na região sudoeste do estado do Maranhão, distante cerca de 800 km da capital, São Luís; 500 km de Palmas (TO) e 1.200km de Brasília (DF). Carolina é a cidade hospedeira na Chapada das Mesas e faz fronteira com o Tocantins, às margens do rio Tocantins.

Para chegar de avião, o aeroporto de referência fica em Imperatriz, a 220 km de Carolina, com voos diretos em dias alternados para São Luís, Belém (PA), Guarulhos (SP) e Brasília (DF).

De carro ou de ônibus o percurso pode ser feito pela rodovia BR-010 (Belém-Brasília) que corta Imperatriz e dá acesso às cidades de Araguaína (TO) e Estreito (MA), a 92km de Carolina, via BR-230.

Melhor período de visitação

O período de estiagem, compreendido entre os meses de junho e dezembro e, especialmente, o mês de setembro é considerado o ideal para o banho nas cachoeiras de águas cristalinas e também para aproveitar as trilhas nos atrativos turísticos.

Cachoeiras de Itapecuru

Reprodução

As Cachoeiras de Itapecuru também conhecidas como irmãs-gêmeas são duas quedas d’água que formam um lago de águas claras em meio à vegetação, a 30 km de carlina. O local oferece estrutura com quiosques, mesas e banheiros, além de restaurante.

Pedra Caída

Reprodução

O Complexo Turístico de Pedra Caída integra o circuito de cachoeiras escondidas no Parque Nacional da Chapada das Mesas, a 35 km da cidade de Carolina. Trilhas e passarelas fazem o caminho até o cânion com uma cachoeira que possui uma queda d’água de 50 metros de altura. As principais são: Cachoeira do Capelão, Cachoeira da Caverna e a Cachoeira do Santuário. O resort também oferece atrativos como a tirolesa do desespero, com 1400 metros e teleférico. Mesmo com o funcionamento assegurado por decreto e permitindo 60% da capacidade, o Complexo ainda não voltou às atividades por motivos internos.

Cachoeira de São Romão

A Cachoeira de São Romão se destaca no Parque da Chapada por ser a mais volumosa da região. Para o percurso de estrada arenosa recomenda-se os veículos com tração, são cerca de 85 km recompensados pela exuberante queda d’água. O local cobra uma taxa simbólica de entrada e tem restaurante para almoço.

Pedra Furada

A Pedra Furada é um dos mais famosos cartões-postais da Chapada das Mesas. De lá é possível ter uma vista privilegiada das belezas naturais da Chapada, contemplada pela maioria dos turistas no pôr do sol e ao amanhecer. Mas chegar até a pedra furada exige um certo preparo físico. O morro da Pedra Furada fica a cerca de 15 Km da cidade de Carolina, na BR-230.

Cachoeira da Prata

A Cachoeira da Prata fica a cerca de 30 km da Cachoeira de São Romão, formada por 3 quedas d’água que se juntam em uma só na época das chuvas. A cachoeira fica no Rio Farinha, que faz divisa com os municípios de Carolina e Estreito. Pela manhã o sol ilumina a queda d’água.

Como iniciativa para a divulgação de informações sobre os pontos turísticos da Chapada, hospedagens e funcionamento durante a pandemia foi criado o APP da Chapada, disponível no link: chapadadasmesas.app.br

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias