DICA

Saiba o que fazer quando roubam seu celular na folia do carnaval

Existe uma solução para tornar o seu celular inutilizável através do código IMEI

Reprodução

O carnaval é uma época muito divertida, as pessoas se divertem em blocos de rua que arrastão multidões, acompanhados de muita música, dança e bebidas alcoólicas. Infelizmente esse é um cenário propício para pessoas de má índole.

É justamente nessa época do ano que os indicies de roubos de celulares aumentam consideravelmente, principalmente nos blocos de rua. Os criminosos se aproveitam da distração das pessoas que estão se divertindo ou até mesmo de pessoas que estão muito embriagas.

Depois do ocorrido é raro as pessoas que conseguem o aparelho novamente. Quando a Polícia Civil os apreende, o primeiro passo é tentar identificar o dono. Se isso não é possível e ninguém reivindica os aparelhos, eles são destruídos.

Mas caso o aparelho não seja encontrado pela polícia, existe uma solução para tornar o seu celular inutilizável através do código IMEI.

Código IMEI

IMEI é a sigla usada para International Mobile Equipment Identity (Identidade Internacional de Equipamento Móvel). Essa é a identificação única do seu celular, como o número de chassi de um carro. Existem algumas formas de se descobrir o código IMEI de seu celular. A principal delas é usando o próprio telefone.

Abra o aplicativo que faz ligações e digite o código #06#. Depois disso o aparelho mostra o IMEI, que é composto por 15 dígitos. Se o seu celular tiver dois chips de operadora, não é necessário fazer o processo duas vezes, o código vem o mesmo.

Caso você não tenha mais acesso ao celular, o IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, na etiqueta que conta com o código de barras.

Como bloqueio meu celular usando o IMEI?

Depois do roubo ou furto, é necessário entrar em contato com a sua operadora de telefonia. É importante registrar um boletim de ocorrência, já que, para realizar o bloqueio, algumas empresas pedem informações sobre ele. É possível entrar em contato com as operadoras por meio dos seguintes números de telefone:

Claro: 1052
Oi: 1057 ou *144
Tim: 1056 ou *144
Vivo: 1058 ou *8486
Nextel: 10
5

Em contato com a operadora, peça o bloqueio do aparelho e forneça o código IMEI. Em alguns casos ele não é sequer necessário, já que as empresas conseguem encontrá-lo apenas com o número de telefone.

Com a conclusão do processo, o aparelho não aceita o chip de telefonia de nenhuma operadora e fica totalmente sem uso.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias