COVID-19

Pandemia do novo coronavírus está estável no Maranhão, afirma Flávio Dino

No entanto, o governador não descartou a possibilidade da elevação dos indicadores no estado

Governador Flávio Dino - Foto: Reprodução

O governador Flávio Dino realizou uma nova coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (3) de forma remota e afirmou que a situação no Maranhão quanto ao novo coronavírus está em situação de estabilidade.

No entanto, o governador não descartou a possibilidade da elevação dos indicadores no estado, e atribuiu o possível crescimento dos números, em detrimento da ampliação de testes que serão realizados nos próximos dias, fatores nacionais e sazonais e também por conta da abertura de setores econômicos no estado.

Leia também: Mais de 86 mil casos confirmados de coronavírus no Maranhão

Ainda durante entrevista coletiva, o governador Flávio Dino evidenciou que o Maranhão está há 20 dias com uma taxa de contágio abaixo de 1, ou seja, cada pessoa contaminada está transmitindo a doença para menos de uma pessoa.

Flávio Dino informou também que quanto a falta do uso de máscaras, foram aplicadas advertências, defende ainda o trabalho de conscientização quanto ao uso dos equipamentos de proteção, mas afirma que o descumprimento pode gerar penalidades mais graves para aqueles que não usarem o item de segurança em espaços públicos.

“Quando escrevemos nos protocolos sobre restaurantes, esta é uma orientação técnica que nós repassamos e, obviamente, dentro da consciência cidadã e do livre arbítrio, esperamos que seja cumprida”, afirma.

A lei que torna obrigatório o uso da máscara em espaços públicos e privados, mas acessíveis ao público, durante a pandemia de Covid-19, foi sancionada pelo presidente Jair Boslonaro. A Lei nº 14.019/2020 foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União e diz que as máscaras podem ser artesanais ou industriais.

Coronavírus no Maranhão

Segundo informações do boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (2), pela Secretária de Saúde do Maranhão (SES), o estado tem 86.025 casos confirmados de coronavírus e 2.119 óbitos. Nas últimas 24h, foram registrados 38 novas mortes e 2.769 casos de Covid-19. O interior do estado contabilizou o maior número de novos casos com 2.574, Imperatriz registrou 91 e a Ilha de São Luís 104.

O estado já contabiliza 64.816 pessoas recuperados do coronavírus. Ao todo, já foram realizados 174.442 testes.

De acordo com informações da SES, os 38 novos óbitos registrados nas últimas 24h, aconteceram nas seguintes cidades: Carutapera (1), Santa Inês (1), Itinga do Maranhão (1), Bacabal (1), Brejo (1), Bela Vista do Maranhão (1), Alto Parnaíba (1), Imperatriz (2), Igarapé Grande (2), Timon (4), Balsas (7), Chapadinha (8) e São Luís (8).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias