FATO OU FAKE?

Médico de hospital particular em São Luís cobra uso de testes rápidos do Governo do Estado? Checamos

Na mensagem de voz, o homem reclama e cobra do poder estadual efetividade no uso dos testes rápidos para diagnóstico da COVID-19

Para realizar o teste é necessário levar documento oficial com foto e cartão do SUS. (Foto: Reprodução)

Nas últimas semanas, tem circulado em grupos de conversa do WhatsApp um áudio supostamente atribuído a um médico do hospital São Domingos. Na mensagem de voz, o homem reclama e cobra do poder estadual efetividade no uso dos testes rápidos para diagnóstico da COVID-19, pedindo celeridade ao processo para permitir que o tratamento das pessoas que testem positivo seja iniciado o mais cedo possível.

Tanto o Governo do Estado quanto a assessoria de comunicação do hospital, que faz parte da rede privada, desmentiram a informação. Por meio de nota, o Hospital São Domingos apontou que o áudio não partiu de nenhum profissional da instituição e, portanto, trata-se de mais uma fake news envolvendo o nome do hospital. 

Essa não foi a primeira fake news envolvendo o nome da unidade hospitalar. Recentemente, a assessoria de imprensa esclareceu que não procedia notícia sobre o hospital ser local foco de óbitos pelo novo coronavírus.

Testes rápidos 

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), os testes rápidos estão entre os mais comuns para a detecção da doença e são realizados apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta.

O procedimento não chega a detectar o vírus no organismo, mas os anticorpos, ou seja, as substâncias de defesa produzidas pelo sistema imunológico para combater o SARS-CoV-2, que causa a COVID-19.

Segundo informações do Ministério da Saúde, cerca de 14 mil testes foram distribuídos ao Maranhão, para auxílio no diagnóstico da doença. Em São Luís, o Centro de Testagem funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h,  no VIVA Beira Mar. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo número (98) 3133-6406.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias