DIGA NÃO!

Quais os riscos do uso do Loló, droga popular no Carnaval

Saiba quais são os riscos do uso do “Loló”, droga que vem se tornando muito popular durante as festas de carnaval

Reprodução

O que é loló?

lança-perfume, popularmente conhecido como loló ou cheirinho da loló, é uma droga produzida a partir de uma combinação de éter, clorofórmio, cloreto de etila e essência de perfume.

Esses solventes químicos são embalados em tubos de alta pressão de forma que, ao entrarem contato com ar ambiente, é rapidamente evaporado.

Na maioria dos casos, o uso do lança- perfume é feito através da aspiração pelo nariz ou boca. Contudo, há relatos de ingestão em conjunto com bebidas alcoólicas.

Como o lança-perfume age no organismo?

A substância, quando inalada, chega aos alvéolos pulmonares e rapidamente atinge a corrente sanguínea, causando alterações em diversos sistemas do organismo.

Além disso, o lança-perfume atinge todo o sistema nervoso, provocando aceleração cardíaca e diversos outros sintomas que trazem vulnerabilidade para o usuário da droga.

Efeitos físicos e psíquicos do lança-perfume

Como no uso de qualquer outro tipo de droga, os efeitos do lança-perfume dependem da sensibilidade da pessoa, do ambiente, da dose, das substâncias presentes no frasco e da expectativa diante do uso. Os principais efeitos do lança-perfume são:

  • Aumento de batimentos cardíacos, podendo chegar a 180 batimentos por minuto
  • Euforia
  • Excitabilidade
  • Alterações sensoriais (alucinações e ruídos altos)
  • Tontura
  • Formigamento da face e extremidades
  • Parestesias em extremidades (dormência).

Em casos de intoxicação, a pessoa pode sofrer desmaios, tonturas, perda da capacidade cognitiva e psicomotora, podendo inclusive entrar em coma.

No dia seguinte ao uso da droga, o indivíduo sofre uma depressão do cérebro, que resulta na destruição de neurônios e na dificuldade de concentração e locomoção, além de déficit de memória, apatia, dor de cabeça e até mesmo perda de consciência.

Quanto tempo demora para o efeitos aparecerem?

Por atingir a corrente sanguínea rapidamente, os efeitos surgem em segundos. Os efeitos do lança-perfume são rápidos, podendo durar entre 15 e 40 minutos.

De acordo com a psiquiatra Sonia Palma, como o lança-perfume causa efeitos em um espaço de tempo muito curto, os usuários tendem a usar grandes doses da droga, gerando um ciclo vicioso.

Riscos do uso do lança-perfume com outras drogas

A combinação de drogas é sempre imprevisível e pode ser bastante perigosa. De acordo com a psiquiatra Maria Beatriz, drogas ilegais não são controladas e o usuário não sabe exatamente quais substâncias está usando e quais os riscos dela ou de associá-la à outras.

Lança-perfume causa dependência?

Existe muita controvérsia sobre o fato do lança-perfume gerar um vício. Toda droga que age no organismo de forma rápida leva ao uso frequente e exacerbado, podendo sim levar a uma dependência, no sentido de tolerância.

Como dito anteriormente, os efeitos do lança-perfume duram no corpo por, no máximo, 40 minutos. Isso faz com que o usuário queira usar a droga cada vez mais para prolongar os efeitos, levando assim a uma necessidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias