AJUDA!

Banco de leite em São Luís precisa de doações urgente

O banco de leite da capital maranhense não atingiu o nível esperado

Reprodução

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA, localizado na Unidade Materno Infantil, encontra-se com um déficit em seu estoque de leite devido à grande redução de mães disponíveis para a doação. O BLH precisa da colaboração de mães para a doação de leite materno, atitude que será fundamental para o crescimento saudável de dezenas de crianças prematuras internadas na UTI neonatal. Para atender a demanda diária dos bebês internados no HU-UFMA, o ideal seria de no mínimo 5 litros, mas a coleta só tem alcançado uma faixa de 1,5 a 3l por dia.

O leite coletado é destinado para as crianças internadas no Serviço de Neonatologia, que conta com 20 leitos UTI Neo, e 22 leitos de Unidade Intermediária, por isso enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda essa demanda.

Apenas 40 mães doadoras estão cadastradas no banco de dados do BLH. Esse número sofre variação dependendo da época e também pelo tipo

de doadora. No período carnavalesco, por exemplo, esse quantitativo diminui consideravelmente.

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência a mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras. Contato do Banco de Leite Humano: 2109-1178.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias