CARNAVAL

Hospital de Campanha atende foliões do Carnaval de Todos Nós no Circuito Beira-Mar

O hospital fará um serviço de pronto atendimento até quarta-feira (6). Além dele, duas ambulâncias darão suporte em pontos estratégicos do circuito da folia.

Hospital de Campanha está instalado na Praça Maria Aragão

Centenas de brincantes participaram do terceiro dia do Carnaval de Todos 2019, neste domingo (3), no Circuito Beira-Mar, em São Luís. Com assistência à saúde, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou o atendimento dos foliões no Hospital de Campanha, instalado na Praça Maria Aragão.

O hospital fará um serviço de pronto atendimento até quarta-feira (6). Além dele, duas ambulâncias darão suporte em pontos estratégicos do circuito da folia. A superintendente de Acompanhamento da Rede de Saúde da SES, Mayrlan Avelar, explicou que os casos mais graves serão encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou referenciados para hospitais de urgência e emergência.

“Mais um ano que o Governo do Estado garante uma folia segura à população com o hospital de campanha. Os casos mais graves irão para os hospitais ou UPA. Estamos com duas ambulâncias, em pontos estratégicos para auxiliar no socorro imediato”, disse Mayrlan Avelar.

O atendimento no Hospital de Campanha é realizado por equipe formada por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. A unidade conta com quatro poltronas, quatro macas e um leito de estabilização. As ambulâncias, por sua vez, terão um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor.

“É sempre bom ter cuidado com a alimentação e a hidratação nesse período, para que não haja processos de infecção gástricas, desidratação. Evitar o consumo excessivo de álcool. Beber sempre muita água e se precisar, estamos aqui para qualquer ocorrência”, orientou a médica de plantão, Iracema Silveira.

A estudante Jade Pinho Pereira foi atendida no hospital. “Eu usei uma maquiagem e tive uma reação alérgica que não esperava. Ainda bem que tinha o hospital de campanha aqui, pois já não estava conseguindo enxergar direito. Gostei muito do atendimento, a médica foi muito atenciosa e foi bem rápido também”, disse.

Com os cuidados da equipe do Hospital, Aurilene Mendonça, moradora do bairro Ivar Saldanha, recebeu atendimento e retornou para o circuito da folia. “Eu acabei me ferindo com uma latinha. Ainda bem que tinha esse socorro aqui pertinho. Fizeram um curativo e está tudo certo”.

“Estou em um processo de crise alérgica e tive um pronto atendimento. O governo está de parabéns por colocar essa estrutura aqui para atender o público, é algo que realmente faz a diferença”, avaliou a estudante Adriele Amaral, moradora do Renascença.

Prevenção

Durante o período carnavalesco, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou a campanha de prevenção à transmissão do vírus HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nas unidades da rede estadual, além da mobilização de doadores de sangue na rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS