TRANSPARÊNCIA

Presidente do TCE-MA diz que próximas duas vagas no conselho são da Assembleia Legislativa

Em entrevista a O Imparcial, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Washington Luiz, afirmou que as próximas vagas são da Assembleia.

Foto: O Imparcial

Opresidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Washington Luiz, que foi eleito de forma unânime para o biênio 2021/2022 na última quarta-feira (21), revelou em entrevista a O Imparcial que a próxima vaga aberta na instituição pertence à Assembleia Legislativa do Maranhão.

“A vaga designada para escolher o próximo conselheiro é da Assembleia Legislativa. Agora, com a aposentadoria no mês de setembro do conselheiro Nonato Lago, a Assembleia vai indicar o outro conselheiro para o Tribunal de Contas. Isso é um processo normal. Nos próximos anos vamos substituir vários conselheiros. A segunda vaga que abrir também é da Assembleia Legislativa, mas a outra, como é da composição do TCE-MA, é do Ministério Público de Contas”, afirmou Washington Luiz.

As próximas vagas que serão abertas no TCE vão ser nos seguintes anos:  2023 – Edmar Cutrim e Raimundo Oliveira Filho;  2024 – Washington Luiz; 2026 – Jorge Pavão e Álvaro de César França Ferreira e em 2035 – Caldas Furtado.

O presidente do TCE-MA também não descartou a possibilidade de realizar um concurso público em sua gestão.

“O tribunal aposentou um grande contingente já de servidores do último concurso, naturalmente precisa começar discutir com Assembleia essa possibilidade de um novo concurso”, revelou Washington Luiz.

Sobre as eleições de 2022, onde a população vai escolher o próximo governador e o novo presidente do Brasil, Washington Luiz ressaltou que espera que sejam dedicadas ao interesse maior da nação brasileira e do estado Maranhão. “Que eles tenham essa visão de democracia como preceito e como valor extremamente importante e que precisa ser cada vez mais exercitado no nosso país e no nosso estado”.

TCE-MA quer mais aproximação com o cidadão

E como fiel defensor da democracia, Washington Luiz fez uma análise do atual momento que o país está passando. “Vejo que a democracia corre perigo e mais do que nunca é preciso defender as instituições. Defender o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional, órgãos como os tribunais de conta e órgãos de controle. É uma bandeira que eu acho fundamental, mas acima de tudo tem que haver a participação popular.

Ela é importante. É a consciência da sociedade. E é preciso que a República seja defendida. E que a democracia é um valor inquestionável que não se pode negociar. Não se pode transigir e custou muito ao Brasil chegar num período como este, onde é o mais longo período que a democracia se prevaleceu e não podemos deixar que corra esse risco. E portanto é uma das questões que eu defendo como valor de princípio”, acrescentou o presidente do TCE-MA.

Washington Luiz, lembrou que o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão tem vários canais de interlocução com o cidadão.

“O primeiro é a ouvidoria que é uma porta aberta que está pronta para receber sugestões, opiniões, críticas, denúncias, enfim é meio que está presente e aberto para o acesso de todo cidadão. O segundo é a nossa estrutura de comunicação. Nós pretendemos desenvolver um rigoroso programa de comunicação com o cidadão, através de nossos instrumentos internos como boletins, site, etc e acesso à imprensa. Vamos ter um programa de comunicação permanente com a sociedade como um todo para que o Tribunal de Contas possa explicitar a sua visão, a sua concepção, a sua ideia de fazer com que a luta pelo desenvolvimento do Maranhão passa pela luta da boa aplicação dos recursos públicos com eficiência.”

O presidente do TCE-MA acrescentou que o povo do Maranhão pode esperar de sua gestão terá uma dedicação total da instituição. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias