POLÍTICA

Lobão se despede do Senado, mas segue na política

“Quem tem a vocação da política, dela jamais se despede”. Com mais de quarenta anos de história na política, maranhense faz balanço de sua história em discurso no plenário da Casa

Lobão durante seu discurso no Senado (Foto: Glaucio Duarte)

Com o seu quarto mandato a poucos dias do fim, Edison Lobão (PMDB-MA), o mais antigo senador maranhense, com 28 anos de experiência no cargo, discursou em tom de despedida ao Senado Federal. No entanto, o político maranhense garantiu dar continuidade à sua vida pública.

“Despeço-me da legislatura que se encerra, mas não me despeço da política”, afirmou o senador, que prometeu seguir, mesmo sem cargo, como “guardião incansável dos interesses do povo brasileiro, em especial do povo maranhense.”

Lobão conta com uma das trajetórias mais longas na política nacional, iniciando sua vida política como deputado federal, de 1978 a 1985. No ano seguinte, elegeu-se pela primeira vez senador. Quatro anos depois, Lobão abdicou do cargo para assumir o governo maranhense, onde ficou até 1994. Em seguida, Lobão conquistaria mais três mandatos no Senado Federal, onde permanece até o fim de janeiro de 2019.

Em seu discurso, destacou que durante a Assembleia Nacional Constituinte foi um dos responsáveis pelo capítulo que garantiu ao Ministério Público a importância e a independência de que dispõe hoje.

Enquanto senador, Edison Lobão assumiu o Ministério de Minas e Energia por sete anos. “Durante o período em que fui Ministro, o sistema de geração e distribuição de energia elétrica foi ampliado em mais de 30%”, afirmou. Segundo ele, o programa Luz para Todos levou energia elétrica para mais de 15 milhões de brasileiros. Destes, 1,5 milhão são maranhenses.

Ao encerrar sua fala, Lobão agradeceu ao povo do Maranhão e saudou os novos representantes do Estado na Casa, os senadores Weverton Rocha e Elisiane Gama. Diversos outros senadores pediram seu direito de fala no plenário para agradecer e elogiar o trabalho de Edison Lobão.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias