ELEIÇÕES 2020

Começa a corrida para suceder Edivaldo Holanda Jr na prefeitura de São Luís

Com o fim do pleito das Eleições Gerais 2018, os atores políticos já se movimentam para a próxima disputa eleitoral, daqui 2 anos. Vários nomes se apresentam para a disputa

Foto: Reprodução

O atual sistema eleitoral do Brasil pode facilitar para que o fim de uma eleição já emende na seguinte. O cidadão é consultado, nas urnas, a cada dois anos. Em 2018 aconteceu as Eleições Gerais para a escolha do presidente, novos governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Daqui dois anos é a vez de consultar a escolha popular para os municípios brasileiros. Acontece a escolha de prefeitos e vereadores.

Porém, com a nova Lei das Eleições, o político pode ser um eterno pré-candidato. Logo com a reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB) começou-se a indagação de quem tem o cacife para continuar a ‘Era Dino’. Mas a campanha, ou melhor, pré-campanha começou mesmo para a sucessão do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Nesse período vale tudo, só não vale pedir voto. Mas ainda faltam dois anos para o término do mandato. Mas, eles só pensam em eleição?

Na mesa de discussão para suceder o prefeito de São Luís estão nomes como Felipe Camarão (secretário estadual de Educação), Eduardo Braide (deputado federal eleito), Duarte Jr (deputado estadual eleito, ex-presidente do Procon), Astro de Ogum (vereador, presidente da Câmara Municipal de Vereadores), Pedro Lucas Fernandes (deputado federal eleito), Neto Evangelista (deputado estadual reeleito), entre outras apostas.

Possíveis candidatos a prefeitura de São Luís

Astro de Ogum fica no comando da casa legislativa municipal até o dia 31 de dezembro de 2018. Porém, ao deixar a poderosa Câmara Municipal, almeja o poder do Palácio de La Ravardière, com uma eleição que afirma que vai disputar em 2020, “em qualquer circunstância”, segundo o próprio vereador. Em evento realizado recentemente na Câmara Municipal, Ogum afirmou sua candidatura para prefeitura de São Luís.

O deputado estadual reeleito, Neto Evangelista, também colocou seu nome a disposição para uma disputa municipal em São Luís. Porém, falou em grupo. Em entrevista a rádio Timbira AM, Evangelista disse que está a disposição do seu grupo político. Destacou sua experiência em gestão pública e trajetória política para cacificar seu nome. Eduardo Braide, eleito deputado federal com votação recorde em São Luís e região metropolitana, é naturalmente pré-candidato. Mas o estilo do deputado indica que vai deixar para oficializar seu nome nos 45 minutos do segundo tempo.

Camarão e Duarte Jr são nomes que podem ser trabalhados pelo governador Flávio Dino

Felipe Camarão e Duarte Jr são fortes nomes que podem ungir do grupo do governador Flávio Dino. Felipe Camarão pela capacidade de diálogo e gestão pública, já Duarte Jr teve votação expressiva em São Luís e carrega também a passagem pelo Viva Procon. Ao jornal O Imparcial, logo depois das eleições, Duarte Jr disse é “um jogador e está disposto em jogar em qualquer posição”, indagado sobre a possibilidade de disputar o cargo de prefeito, Duarte disse que essa é uma escolha do seu grupo político e não sua. O vereador e deputado federal eleito, Pedro Lucas Fernandes, próximo ao prefeito Edivaldo, também aparece como possível candidato à prefeitura. Agora é necessário combinar tudo com o povo e saber se a pauta eleição cabe logo após o fim de um pleito eleitoral e sem começar um novo mandato e nova legislatura.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias