ELEIÇÕES 2018

ONU se preocupa com clima de violência no Brasil

O acir­ra­men­to da po­lí­ti­ca em meio à dis­pu­ta elei­to­ral tem de­sem­bo­ca­do em epi­só­di­os de vi­o­lên­cia fí­si­ca

Capoeirista baiano morto a facadas

A ONU se diz “pro­fun­da­men­te pre­o­cu­pa­da” com o cli­ma de vi­o­lên­cia nas elei­ções bra­si­lei­ras e pe­de que lí­de­res po­lí­ti­cos na­ci­o­nais con­de­nem ex­pli­ci­ta­men­te tais atos. Nu­ma de­cla­ra­ção emi­ti­da na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, 12, em Ge­ne­bra, o Al­to Co­mis­sa­ri­a­do das Na­ções Uni­das pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos dei­xou cla­ro que a si­tu­a­ção bra­si­lei­ra tem si­do con­si­de­ra­da co­mo “de­li­ca­da” por par­te do or­ga­nis­mo in­ter­na­ci­o­nal e pe­de in­ves­ti­ga­ções im­par­ci­ais so­bre os cri­mes re­gis­tra­dos.

O acir­ra­men­to da po­lí­ti­ca em meio à dis­pu­ta elei­to­ral tem de­sem­bo­ca­do em epi­só­di­os de vi­o­lên­cia fí­si­ca, fa­ca­da con­tra o can­di­da­to Jair Bol­so­na­ro (PSL) e até um as­sas­si­na­to. Nos úl­ti­mos di­as, fo­ram re­gis­tra­dos no país di­ver­sos ca­sos de agres­são por mo­ti­va­ção po­lí­ti­ca.

Na ca­pi­tal bai­a­na, de­pois de se en­vol­ver em uma dis­cus­são na qual de­fen­dia o can­di­da­to pe­tis­ta, o mes­tre de ca­po­ei­ra Ro­mu­al­do Ro­sá­rio da Cos­ta foi as­sas­si­na­do a fa­ca­das den­tro de um bar.

Bol­so­na­ro foi ques­ti­o­na­do so­bre o as­sas­si­na­to. “A per­gun­ta de­ve­ria ser in­ver­ti­da. Quem le­vou a fa­ca­da fui eu. Se um ca­ra lá que tem uma ca­mi­sa mi­nha co­me­te um ex­ces­so, o que tem a ver co­mi­go? Eu la­men­to, e pe­ço ao pes­so­al que não pra­ti­que is­so, mas eu não te­nho con­tro­le.”

Na quar­ta-fei­ra, ele vol­tou ao as­sun­to em seu Twit­ter, já com um ou­tro tom. “Dis­pen­sa­mos vo­to e qual­quer apro­xi­ma­ção de quem pra­ti­ca vi­o­lên­cia con­tra elei­to­res que não vo­tam em mim. A es­te ti­po de gen­te pe­ço que vo­te nu­lo ou na opo­si­ção por co­e­rên­cia, e que as au­to­ri­da­des to­mem as me­di­das ca­bí­veis, as­sim co­mo con­tra ca­lu­ni­a­do­res que ten­tam nos pre­ju­di­car.”

Mas, em uma se­gun­da pos­ta­gem, ele dis­se ha­ver um “mo­vi­men­to or­ques­tra­do for­jan­do agres­sões” pa­ra o pre­ju­di­car, “nos li­gan­do ao na­zis­mo, que, as­sim co­mo o co­mu­nis­mo, re­pu­di­a­mos”.

Ape­lo por res­pei­to

Na ONU, o ape­lo é pe­lo res­pei­to. “Con­de­na­mos qual­quer ato de vi­o­lên­cia e pe­di­mos in­ves­ti­ga­ções im­par­ci­ais, efe­ti­vas e ime­di­a­tas so­bre tais atos”, de­cla­rou a por­ta-voz do es­cri­tó­rio da ONU, Ra­vi­na Sham­da­sa­ni.

“Pe­di­mos a lí­de­res po­lí­ti­cos e aque­les com in­fluên­cia a pu­bli­ca­men­te con­de­nar qual­quer ato de vi­o­lên­cia du­ran­te es­se pe­río­do elei­to­ral de­li­ca­do, e a cha­mar a to­dos os la­dos pa­ra que se ex­pres­sem de for­ma pa­cí­fi­ca e com o to­tal res­pei­to pe­lo di­rei­to dos de­mais”, com­ple­tou a por­ta-voz.

A de­cla­ra­ção não ci­ta nem o no­me do can­di­da­to Jair Bol­so­na­ro e nem o de Fer­nan­do Had­dad.  Há cer­ca de um mês, a Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU) con­de­nou a fa­ca­da con­tra Bol­so­na­ro e, já na­que­le mo­men­to, afir­mou es­tar pre­o­cu­pa­da com a ten­são vi­vi­da no País. A ONU tem acom­pa­nha­do as elei­ções do Bra­sil.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias