ELEIÇÕES 2018

O que faz um deputado federal e senador?

Os deputados federais e senadores formam o Congresso Nacional, apesar de todos estarem em Brasília, as duas atividades tem distinções entre si

Foto: Reprodução

Senadores: Já os senadores representam os estados brasileiros e o Distrito Federal, assumindo a prerrogativa constitucional de fazer leis e de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Eles também têm como competência privativa determinada pela Constituição Federal a incubência de processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, o presidente e o vice-presidente, os ministros e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União.

Confira quem são os candidatos ao senado pelo Maranhão

A renovação do Senado se dá de forma diferente: em uma eleição são preenchidas 27 vagas e na eleição seguinte são preenchidas 54 vagas. As votações são alternadas para garantir que em cada eleição seja renovada uma parte das vagas, já que o mandato dos senadores é mais longo, de oito anos.

« Anterior3 / 3
VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS