ELEIÇÕES 2018

O que faz um deputado federal e senador?

Os deputados federais e senadores formam o Congresso Nacional, apesar de todos estarem em Brasília, as duas atividades tem distinções entre si

Foto: Reprodução

Deputados federais: representantes do povo na esfera federal, os deputados têm como principal atribuição fazer leis de abrangência nacional e fiscalizar os atos do presidente da República. Também é consentido a eles que apresentem projetos de leis ordinárias e complementares, de decreto legislativo, de resolução e emendas à Constituição; que criem Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs); e que discutam e votem medidas provisórias editadas pelo Executivo.

A Câmara dos Deputados é composta de 513 representantes eleitos pelo sistema proporcional em cada Estado, em cada território e no Distrito Federal. Os deputados são eleitos por meio do voto direto e secreto, sendo que cada eleitor somente pode votar nos deputados do seu estado. Segundo informações da Câmara, atualmente cada unidade da Federação pode eleger no mínimo oito e no máximo 70 deputados.

Na próxima página você confere a atividade de um senador

« Anterior Próxima »2 / 3
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias