ELEIÇÕES 2018

Dino atrai pelo menos cinco presidenciáveis para seu palanque

Tal situação, até certo ponto inusitada, pode trazer embaraços, mas nada insuperável. Já dá para imaginar o tamanho da encrenca

Foto: Reprodução

Na eleição mais importante da história contemporânea no Maranhão, o governador Flávio Dino (PCdoB) atrairá pelo menos cinco presidenciáveis para seu palanque: Ciro Gomes (PDT), Manuela D’Ávila (PCdoB), Aldo Rebelo (SD), Rodrigo Maia (DEM) e Flávio Rocha (PR), este último, tuxaua-mor da rede de varejo Riachuelo. Tal situação, até certo ponto inusitada, pode trazer embaraços, mas nada insuperável. Já dá para imaginar o tamanho da encrenca.

Agora, por exemplo, o cearense, de Sobral, Ciro Gomes, mesmo com discurso estrambelhado, “entrou na moda” nessa fase conturbada da pré-campanha, sem Luiz Inácio Lula da Silva no páreo.

Além de Flávio Dino, que defende a união das esquerdas em torno de um candidato e esse candidato é Ciro Gomes, também o governador do vizinho Piauí, petista Wellington de Araújo Dias, acompanha Dino na defesa do presidenciável do PDT. O tal pensamento de frente unificada pelo segmento esquerdista anima também o centro-direita da política brasileira.

Os partidos desse flanco ideológico tentam montar uma frente sólida para disputar a Presidência da República, com chances de abocanhar até fatia do eleitorado do petista Lula da Silva, que repugna Bolsonaro. A ideia seria unificar o projeto com o MDB, PSDB, DEM, PR, PP e esperar o resultado. Mas a proposta de um governo liberal e desenvolvimentista esbarra, porém, nos interesses partidários e pessoais.

A ideia é que até julho os partidos propagariam a frente unificada, sem nome na cabeça da chapa. O que aparecer à frente, nesse momento decisivo, seria o candidato presidencial.

Até o próprio Michel Temer comprou a ideia e a estimula. Disse que vários candidatos disputando o mesmo eleitorado conservador não seria útil. No entanto, o secretário da Presidência, Carlos Marum, defensor da ideia, acha complicado sustentá-la até as convenções.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias